“Vasco da Gama” retoma os cruzeiros por várias ilhas dos Açores
Diário dos Açores

“Vasco da Gama” retoma os cruzeiros por várias ilhas dos Açores

Previous Article Previous Article Vem aí chuva forte nos Grupos Ocidental e Central
Next Article Edifícios licenciados nos Açores  aumentam em contraciclo com o país Edifícios licenciados nos Açores aumentam em contraciclo com o país

Chega hoje a Ponta Delgada

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe hoje a escala do navio de cruzeiros VASCO DA GAMA, o maior navio de passageiros português, operado pela operadora alemã Nicko Cruises, uma das empresas do armador português Mário Ferreira.
Esta escala reveste-se do maior interesse, pois marca o reinício de itinerários pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira, de cruzeiros a partir de Lisboa por uma companhia com bandeira nacional.
Recorde-se que, até esta altura, só o saudoso paquete Funchal é que tinha feito um itinerário similar, muito embora abrangendo menos escalas no arquipélago.
Este itinerário teve o seu início na capital no dia 14 e, para além de Ponta Delgada, tem programado escalas em Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa, Velas de São Jorge, Horta, e Lajes do Pico, escalas essas que poderão sofrer alterações face às condições atmosféricas no arquipélago.
O navio foi construído para a Holland America Line como Statendam, nos estaleiros italianos de Fincantiari, entre 1991 e 1993, tendo feito o sua viagem inaugural a 25 de Janeiro daquele ano, onde se manteve até 2015, quando foi renomeado Pacific Eden, e transferido para a operadora australiana P&O Cruises Australia.
Em 2019 foi adquirido pela operadora britânica Cruise & Maritime Voyages, tendo mudado para o atual nome.
Com o aparecimento da pandemia em 2020, a C&MV entrou em colapso, tendo os seus navios sido colocados à venda.
Foi nesse contexto que o navio foi adquirido pelo armador português, pela módica quantia de pouco mais de 10 milhões de dólares, valor muito aceitável tendo em conta que a sua construção custou à Holland America Lines 180 milhões de dólares.
O Vasco da Gama possui 55.877 toneladas de arqueação bruta, 219 metros de comprimento, 30,7 metros de boca e um calado de 7,5 metros.
Possui 13 decks, onde se encontram os 630 camarotes divididos em 5 dos mesmos.
Tem capacidade para alojar 1.260 passageiros em ocupação normal, podendo atingir os 1.512 em ocupação total.
A sua tripulação é constituída por 588 elementos.
 O navio foi sujeito a uma profunda remodelação nos estaleiros da Lisnave, em Setúbal, que incluiu a modernização da sua motorização para novos standards de eficiência energética, passando pela modernização de todas as áreas públicas e elevando o navio para um outro patamar de luxo e conforto, como está a ser apanágio dos navios da Nicko e Mystic Cruises.
Segundo as últimas informações, o VASCO da GAMA deverá atracar em Ponta Delgada pelas 12H00, estando a sua partida agendada para as 22H00.
Como curiosidade, refira-se que o VASCO da GAMA fará ainda mais um  itinerário similar a 26 do corrente mês.

Exclusivo Azores Cruise Club/
Diário dos Açores

 

Grande parte do elenco de “Festa é Festa” (TVI) está a bordo do “Vasco da Gama”

 

A quarta temporada da novela da TVI “Festa é Festa” arranca com uma viagem aos Açores no  cruzeiro de Mário Ferreira, “Vaso da Gama”, que hoje chega a Ponta Delgada.
Grande parte do elenco de “Festa e Festa” está  a bordo nesta viagem às ilhas, pois o Vasco da Gama pertence ao empresário e líder da Média Capital, Mário Ferreira.
O presidente do Conselho de Administração mostrou o navio aos jornalistas antes da partida, com uma visita guiada a vários decks.
Com uma vista deslumbrante sobre a cidade de Lisboa, a partir da zona de Alcântara, Cristina Ferreira apresentou a quarta temporada da trama da TVI aos jornalistas.
“Vamos embarcar para a quarta temporada de “Festa é Festa” até aos Açores, oferta da ‘Corcovada’”, disse a diretora da estação.
“Como aconteceu com Paris, a novela vai a várias regiões”.
“A temporada de verão começa no barco em abril e ainda vão ao Algarve. A temporada acaba com a festa de verão”, concluiu Cristina Ferreira.
Os responsáveis da TVI não quiseram faltar e José Eduardo Moniz, Gabriela Sobral, Nuno Santos e Piet Hein Bakker também subiram a bordo.

 

Share

Print
Ordem da notícia715

Theme picker