Quota do goraz reforçada  em 66 toneladas este ano
Diário dos Açores

Quota do goraz reforçada em 66 toneladas este ano

Previous Article Previous Article Bolieiro destaca na BTL retoma do turismo açoriano
Next Article TAP diz que subida de preços das passagens é inevitável TAP diz que subida de preços das passagens é inevitável

O secretário do Mar e Pescas do Governo dos Açores, Manuel São João, anunciou que a quota da pesca do goraz vai ser reforçada em 66 toneladas em 2022, mais 11% do que em 2021.
“Em resultado das diligências efetuadas junto das instâncias comunitárias, o Governo dos Açores recebeu a comunicação de que a quota do goraz para o corrente ano será reforçada em 66 toneladas, o que significa que teremos em 2022 uma quota global de 666 toneladas, ou seja, mais 11% que em 2021”, avança o executivo açoriano em nota de imprensa.
Para São João, que teve uma reunião com o Sindicato dos Pescadores da Ilha Terceira e com a Associação Terceirense de Armadores, o aumento da quota do goraz é uma “excelente notícia para o setor”.
“Com mais esta conquista, reforçamos que todo o processo terá que ter uma maior corresponsabilização de todos os intervenientes”, afirmou o governante, citado no comunicado.
O secretário regional referiu ainda a “necessidade” de existirem “entendimentos alargados entre Governo, associações representativas do setor e armadores para uma melhor gestão da quota do goraz”.
Manuel São João lembrou que a proposta do Governo Regional para 2022 “assentou numa repartição trimestral das 600 toneladas de quota anual”, com uma “repartição por ilha de acordo com o histórico de capturas”.
Segundo disse, a Federação das Pescas dos Açores “entende que a repartição trimestral deve ser expurgada” porque que existe “maturidade suficiente das associações e dos armadores para a gestão da quota”.
“O Governo continua a entender que a repartição trimestral tenderia a ser mais favorável. Se o setor associativo entender que a solução deve ser outra, estamos aqui para ouvir e decidir”, advogou o governante.
O secretário regional avançou ainda que no primeiro trimestre de 2022 a quota do goraz “esgotou no início deste mês”, justificando com as “condições meteorológicas excecionais que se verificaram”.
A 8 de março, foi anunciado que a pesca do goraz nos mares dos Açores seria interditada a até 31 de março, para “garantir o rendimento de todo o setor ao longo de todo o ano”, segundo o Governo Regional.

Share

Print
Ordem da notícia717

Theme picker