Dia Nacional do AVC
António Raposo

Dia Nacional do AVC

Previous Article Previous Article São doenças cardiovasculares, mas será AVC ou Enfarte?
Next Article Publicidade Catastrófica Publicidade Catastrófica

Conselhos de médico

1 – Comemora-se hoje o Dia Nacional do Acidente Vascular Cerebral.
2 – Num comunicado a associação Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos alertou para a importância da reabilitação logo após o AVC, como forma de melhorar a qualidade de vida dos sobreviventes de AVC, dos seus familiares e cuidadores.
3 – Os cuidados médicos na fase aguda da doença, com a linha verde AVC, tratamento de urgência e tratamentos durante o internamento em neurologia são muito importantes para redução da mortalidade e das consequências / incapacidades com que ficam cerca de 50% dos doentes que sofrem um AVC.
4 – Os cuidados de reabilitação, que incluem toda a equipa de reabilitação com o médico fisiatra a coordenar, fisioterapeutas, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, enfermeiros de reabilitação e outros, são tão importantes na fase aguda de emergência (ainda no internamento de neurologia), assim como na fase subaguda a seguir à alta hospitalar.
5 – A grande maioria dos doentes com sequelas de AVC cumpre um programa de reabilitação em regime ambulatório quer nos serviços de reabilitação hospitalares, nos Centros de Saúde e também em Centros particulares e ou convencionados.  Em alguns casos mais graves muitos doentes beneficiariam com uma intervenção mais intensa, mais próxima, mais especializada, em especial nos primeiros 3 meses após o AVC, que só seria possível se a Região Autónoma dos Açores possuísse uma Unidade de Reabilitação de AVC com internamento.
6 – Esta associação a que me refiro no início destes “conselhos de médico” lembra que em setembro de 2021 as autoridades portuguesas de saúde se comprometeram a implementar o Plano de Ação para o AVC na Europa.  A meta deste plano é alargar o acesso dos sobreviventes de AVC às equipas de reabilitação, e a melhoria da qualidade de vida após o AVC.  
7 - E nos Açores como é que estamos? Será igual sofrer um AVC no Corvo, em Santa Maria ou em S. Miguel?  Os cuidados de emergência são iguais? E os cuidados de reabilitação, com equipas multidisciplinares são iguais? E qual é o Plano Regional de Reabilitação?
Nota 1 -Nos Açores ocorrem mais de 400 AVC / ano…!!! É muita gente…!!!  
Nota 2 - O melhor é a prevenção. Controlar a tensão arterial, a diabetes e o colesterol.  Não fumar.  Evitar situações de stress. Ter um peso “ideal” e não ser obeso.  Fazer atividade física regular.  Como vê …é fácil…!!!
Nota 3 – Fico à espera do Plano Regional de Reabilitação e dum Centro de Reabilitação com internamento! Haja saúde.

 

* Médico fisiatra
e especialista em Medicina Desportiva

 

Share

Print

Theme picker