Campanha de sensibilização este mês  contra os maus-tratos na infância
Diário dos Açores

Campanha de sensibilização este mês contra os maus-tratos na infância

Previous Article Previous Article Açores sob aviso amarelo devido a chuva forte
Next Article De volta às origens: Projecto Viva Açores  Conhecer é Viver! De volta às origens: Projecto Viva Açores Conhecer é Viver!

A Vice-presidência do Governo Regional, através do Comissariado dos Açores para a Infância (CAI), promove, durante o mês de Abril, uma campanha de sensibilização contra os maus-tratos na infância.
Esta campanha irá consistir na colocação de ‘outdoors’ em cada um dos concelhos da Região Autónoma dos Açores, que exibirão a seguinte mensagem: “Tenho Direito a Ser Criança – Amar é Cuidar”.
Este departamento governamental optou por escolher uma mensagem positiva, que realça a importância dos cuidados e do respeito que as crianças e jovens merecem.
No entanto, a campanha, a primeira do género nos Açores, também visa assinalar que existem crianças negligenciadas e vítimas de maus-tratos físicos e/ou psicológicos, que devem ter respostas adequadas às suas circunstâncias e necessidades. Esta iniciativa contará também com a colaboração dos órgãos de comunicação social, na divulgação de ‘spots’ alusivos ao tema. Com vista a assinalar este mês de prevenção dos maus-tratos na infância, a Vice-Presidência do Governo, por via do CAI, sensibilizou ainda todas as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) existentes na região para, em conjunto com o poder local, procederem à iluminação de espaços públicos com a cor azul.
Em 1989, nos Estados Unidos da América, Bonnie Finney assinalou os maus-tratos de que os seus netos eram alvos, amarrando uma fita azul à antena do seu carro para chamar à atenção para a problemática da violência na infância.
Actualmente, são vários os países que, durante o mês de Abril, desenvolvem iniciativas para prevenir o abuso infantil e a negligência, associando-se ao “Movimento do Laço Azul”.

Share

Print

Theme picker