Sofia Ribeiro diz que Atlântida Cine poderá abrir ainda este ano
Diário dos Açores

Sofia Ribeiro diz que Atlântida Cine poderá abrir ainda este ano

Previous Article Previous Article Turistas que visitem S. Jorge recebem ‘voucher’ de 35 euros
Next Article “Era mais sensato explorar a expansão do porto de P. Delgada para o exterior, criando um segundo molhe” “Era mais sensato explorar a expansão do porto de P. Delgada para o exterior, criando um segundo molhe”

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, afirmou que o Atlântida Cine, em Santa Maria, pode abrir ao público ainda durante este ano.
“É um processo que se arrasta há seis anos e que urge darmos uma resposta rápida e positiva”, referiu.
A garantia foi dada aos jornalistas, depois de uma visita às instalações do também conhecido por Cinema do Aeroporto.
A titular da pasta dos Assuntos Culturais começou por identificar os problemas da abertura do Espaço em “três dimensões”: a primeira tem a ver “com os recursos humanos”; a segunda “com o licenciamento para certificar a segurança do edifício para espetáculos de ordem pública” e a terceira questão “de ordem técnica”.
Quanto à questão dos recursos humanos, a governante anunciou que “o Museu de Santa Maria mostrou a sua total disponibilidade para ajudar a resolver a situação de uma forma imediata”.
“O Atlântida Cine integra, através da orgânica da Secretaria, o Museu de Santa Maria e de uma forma imediata, perante a probabilidade de nós abrirmos o Atlântida Cine o mais depressa possível, não há duvida alguma que a gestão compete ao museu de Santa Maria”, acrescentou.

Por agora, só cinema

Quanto à falta de licenciamento que permite a segurança do edifício, a governante assegurou que “dará prioridade de imediato” à mesma.  
Para as questões técnicas, Sofia Ribeiro fez-se acompanhar de um técnico do Teatro Micaelense para, “com o seu conhecimento, juntamente com um técnico do museu de Santa Maria”, consiga fazer “a verificação do material que existe, quais as condições do local e aquilo que é necessário adquirir”.
“Um dos cenários possível é o Atlântida Cine funcionar para projeção de filmes”, mas mesmo neste cenário, que classificou como “o de mais fácil intervenção e que permite uma abertura mais imediata”, o edifício ainda não tem todos os equipamentos necessários, e “há até um problema a nível da infraestrutura que é preciso colmatar”.
A título exemplificativo, explicou Sofia Ribeiro, este espaço “poderá funcionar, com alguma rapidez, para a realização de uma conferência. Já mais complexo será um espetáculo musical com fadista acompanhado por quatro músicos.  É preciso ainda adquirir material para que isto seja possível”.

Protestos da população

“Alguns espetáculos mais complexos poderão exigir outras situações pontuais de aluguer dos equipamentos. Estamos a verificar isto, quer do ponto de vista da eficácia, quer também da perspetiva da gestão financeira da própria estrutura”, afirmou.  
Esta foi a primeira visita da Secretária Regional enquanto titular da pasta dos Assuntos Culturais.
Recorde-se que, ainda há poucos dias, o nosso jornal publicou  reportagem sobre este problema do antigo Cinema do Aeroporto, uma obra de mais de 4,5 milhões de euros, que continua por abrir, e o protesto das populações marienses, que enviaram carta ao parlamento e ao governo manifestando o seu descontentamento.

Share

Print
Ordem da notícia790

Theme picker