Quarta dose da vacina contra a Covid-19 para idosos açorianos ainda este mês
Diário dos Açores

Quarta dose da vacina contra a Covid-19 para idosos açorianos ainda este mês

Previous Article A legítima
Next Article Aprovada estratégia de emergência para produção e armazenamento de cereais na Região Aprovada estratégia de emergência para produção e armazenamento de cereais na Região

Os Açores vão antecipar para este mês a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 80 anos e residentes em lares, revelou o Secretário Regional da Saúde.
“Estamos a trabalhar na antecipação da segunda dose de reforço, também vulgarmente designada por quarta dose da vacina contra a Covid-19, para maiores de 80 anos e residentes em lares. Esperamos poder avançar nos próximos dias”, afirmou Clélio Meneses, em declarações aos jornalistas na Horta, à margem do plenário da Assembleia Legislativa Regional.
O governante não soube precisar a data de início de administração da vacina, devido à “condição arquipelágica” dos Açores e ao facto de ainda não se saber quando vão as vacinas chegar às nove ilhas, mas mostrou-se confiante de que o processo decorra “ainda este mês”.
Quanto aos doentes imunodeprimidos, o Secretário Regional disse que “já podiam tomar” esta segunda dose de reforço “por prescrição médica”.
No continente, os idosos com mais de 80 anos e os residentes nos lares vão ser vacinados com a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 num processo que se inicia na próxima Segunda-feira, anunciou na Quinta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A DGS revelou ainda que as crianças e jovens entre os 12 e 15 anos com condições de imunossupressão, no âmbito da norma publicada sobre esta matéria, também passam a ser elegíveis para receber uma dose adicional de vacina, na sequência de um parecer favorável da CTVC.
“Os jovens com estas condições serão vacinados de acordo com orientação e prescrição médica”, informou a direção-geral.

 Mais uma morte e mais casos
positivos na última semana

Nos últimos sete dias foram diagnosticados nos Açores 3.842 novos casos positivos de Covid-19, em 8.777 testes realizados.
Há agora 3.555 casos positivos ativos, mais 646 do que na semana anterior.
No mesmo período, 3.208 pessoas recuperaram da doença e uma faleceu na Terceira.
À data de ontem estavam 11 doentes internados nos hospitais regionais, sendo seis no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, quatro no Hospital de Santo Espírito em Angra do Heroísmo e um no Hospital da Horta.
Em todo o arquipélago há 217.019 pessoas com a vacinação completa (91,8%) e 124.032 (52,5%) conta já com a dose de reforço.

Share

Print
Ordem da notícia803

Theme picker