Governo vai transferir para as autarquias parte da receita do IVA do turismo
Diário dos Açores

Governo vai transferir para as autarquias parte da receita do IVA do turismo

Previous Article Publicada lista de colocações dos professores
Next Article Chumbada proposta de regime transitório para os pescadores da Caloura Chumbada proposta de regime transitório para os pescadores da Caloura

O Governo dos Açores pretende transferir para as autarquias parte da receita total do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) cobrado na área do turismo, anunciou o Presidente do executivo, José Manuel Bolieiro.
“O Governo Regional quer propor fazer participar o poder local dos Açores nas receitas do chamado IVA turístico. Estamos a propor, para submeter depois ao Parlamento, uma solução que permita passar essa receita turística como receita para o nosso poder local”, declarou José Manuel Bolieiro, na ilha do Pico, após uma reunião com o Presidente da Associação de Municípios dos Açores (AMRAA).
O líder do Executivo açoriano avançou que o Governo vai apresentar um projeto de decreto legislativo na Assembleia Legislativa Regional para efetivar aquela transferência de IVA.
Segundo informação disponibilizada pelo Executivo, o Governo Regional pretende afectar aos municípios “um valor fixo, anual, de 7,5% da receita total do IVA cobrado na Região, nos sectores do alojamento, restauração, comunicações, electricidade, água e gás”.
Segundo Bolieiro, a transferência vai representar um “valor superior a 1,2 milhões de euros” para as autarquias.
“Vamos assegurar um pagamento retroativo, cerca de um 1,1 milhões relativo às receitas de 2020 e 2021. Também com uma negociação, como fizemos com a taxa variável do IRS, para pagar esses retroactivos, mas depois, a partir do Orçamento do Estado e com a receita relativa a 2022, passa a ser uma transferência directa para os municípios”, acrescentou.
Na ocasião, o Presidente da AMRAA, José António Soares, enalteceu os “compromissos cumpridos” pelo presidente do Governo dos Açores.
“Ainda vamos ter oportunidade de aferir, mas é realmente bem-vindo para todos os municípios da nossa Região. Da nossa parte, é congratularmo-nos”, declarou o social-democrata, a propósito do anúncio do Executivo.

Share

Print
Ordem da notícia804

Theme picker