Milhares de fiéis em P. Delgada para o reencontro com Santo Cristo
Diário dos Açores

Milhares de fiéis em P. Delgada para o reencontro com Santo Cristo

Previous Article Previous Article Cardeal Tolentino diz haver “sinais muito positivos” no processo de beatificação de Madre Teresa
Next Article PS rejeita que anterior governo tenha acordado verbas do PRR

Milhares de fiéis são aguardados neste fim de semana em Ponta Delgada, para o reencontro com a Imagem do Senhor Santo Cristo, depois da suspensão das festas nos últimos anos da pandemia.
Ainda ontem chegaram vários voos extraordinários dos EUA e Canadá, cheios de emigrantes açorianos ansiosos por voltarem às maiores festas religiosas dos Açores.
Hoje, destaca-se a procissão à volta do Campo de São Francisco, a partir das 16h30, altura em que a imagem do Santo Cristo passará em frente a uma Guarda de Honra prestada por uma companhia do Exército e Banda da Zona Militar dos Açores, com salva por uma corveta da Marinha e sobrevoo por uma aeronave da Força Aérea.
No cortejo participam anualmente milhares de devotos que seguem a imagem, alguns descalços e com molhos de círios (velas) às costas, no pagamento de promessas.
Antes da “Procissão do Campo”, centenas de peregrinos percorrem, na madrugada e manhã de sábado, a maioria de joelhos, o empedrado do Campo de São Francisco como forma de pagamento de promessas ao Senhor Santo Cristo dos Milagres.

D. Tolentino faz hoje alocução

Ainda segundo o programa, hoje, pelas 17h45, está prevista uma alocução pelo Cardeal Tolentino Mendonça, natural da Madeira, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, que irá presidir aos festejos religiosos.
Amanhã, domingo, haverá a tradicional missa dos peregrinos, pelas 06h00, na Igreja de São José.
Depois da Missa, a Imagem sairá da Igreja de São José para o adro da Igreja do Santuário, onde ficará para a celebração eucarística (09h30), presidida pelo Cardeal D. José Tolentino Mendonça.
A imagem do Senhor Santo Cristo é recolhida ao Convento depois da celebração, para ser preparada para a procissão, que começa pelas 15h30 e percorrerá as principais artérias da cidade de Ponta Delgada.

Procissão sai amanhã às 16h30m

Amanhã, pelas 16h30, a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres sai do Convento para integrar a procissão, iniciando um trajeto de cerca de quatro horas.
Na segunda-feira, feriado municipal, será realizada, pelas 11h00, uma celebração eucarística pelas intenções da Mesa da Irmandade e seus colaboradores, presidida pelo Administrador Diocesano.
Às 15h00, haverá arrematação (licitação pública de oferendas à Irmandade do Santo Cristo) e abertura do Bazar.
Na quinta-feira, último dia das festas, pelas 17h00, reabre o bazar e, pelas 18h00, encerram as festas religiosas do Santo Cristo dos Milagres, com uma solene Concelebração, presidida pelo Reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges.
Encerrado no coro baixo do Convento ao longo de todo o ano, o Santo Cristo - um busto do “Ecce Homo” oferecido às freiras clarissas pelo Papa Paulo III - sai à rua apenas no quinto fim-de-semana a seguir à Páscoa.
A devoção ao Senhor Santo Cristo foi introduzida em São Miguel pela madre Teresa D´Anunciada.
e condicionadas por esta herança”.

Share

Print
Ordem da notícia835

Theme picker