Governo Regional recebeu relatório COOL Açores, com propostas para oceano limpo e saudável
Diário dos Açores

Governo Regional recebeu relatório COOL Açores, com propostas para oceano limpo e saudável

Previous Article Previous Article Universidade dos Açores distingue instituições de saúde parceiras
Next Article 110 mil lâmpadas iluminam as festas 110 mil lâmpadas iluminam as festas

No Dia Europeu do Mar, o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, recebeu o relatório final da COOL Açores – Convenção das Organizações para um Oceano Limpo, elaborado por 24 organizações não governamentais açorianas.
O documento faz um retrato dos problemas ambientais considerados, pelas organizações, como sendo de mais urgente resolução e apresenta propostas de soluções que possam garantir a sustentabilidade do oceano, peça-chave no desenvolvimento social, cultural e económico do arquipélago.
“Este é um documento fundamental para que o Governo Regional possa tomar decisões informadas e implementar medidas de prevenção e de gestão de resíduos adequadas que permitam reverter os impactos da poluição marinha. O contributo das organizações que participaram na COOL Açores permitiu criar este relatório que nos oferece informação detalhada sobre os problemas mais urgentes e considerados como problemas de resolução prioritária”, explica Alonso Miguel.
O Governo Regional analisará este documento e as possíveis integrações das propostas de solução indicadas, como parte da sua estratégia de protecção do ecossistema marinho dos Açores, cujo valor e riqueza são únicos a nível mundial.
O processo que levou à conclusão do relatório final da COOL Açores é revelador do envolvimento crescente das organizações não governamentais açorianas na protecção do seu património natural e do seu empenho em mobilizar toda a sociedade a contribuir para o futuro da região, que passa pela sustentabilidade e protecção deste inestimável tesouro que é o mar dos Açores.

 

Share

Print

Theme picker