César e Rafael Carvalho preparam a edição do seu primeiro álbum - “Toadas”
Diário dos Açores

César e Rafael Carvalho preparam a edição do seu primeiro álbum - “Toadas”

Previous Article Previous Article Banco Alementar Contra a Fome acode 13% da população de São Miguel
Next Article Pensar fora da concha depende de nós ou também do sol que nos rodeia?

Naturais da Ribeira Quente, César Carvalho no violão e Rafael Carvalho na viola da terra, têm um percurso de mais de duas décadas a valorizar e a promover a música tradicional açoriana e a nossa Viola dos Dois Corações.
Este duo tem-se apresentado em inúmeros concertos, principalmente, na Ilha de São Miguel, mas já se apresentou, também, na FIA (Feira Internacional de Artesanato de Lisboa), no festival TREMOR, no CORDAS World Music Festival, na Casa dos Açores do Algarve, entre muitos outros festivais.
Do seu repertório fazem parte modas do cancioneiro açoriano, mas, também, do repertório instrumental da viola da terra. Para além disso, interpretam originais de compositores cçorianos, sempre com arranjos muito próprios. No ano de 2022 os dois irmãos preparam a gravação do seu primeiro álbum, enquanto duo, que irá intitular-se “Toadas”.
“Toadas” pretende retratar um pouco do percurso musical dos dois irmãos: desde a passagem pelo Grupo Folclórico São Paulo ou pelo Grupo de Violas da Ribeira Quente; a passagem de César Carvalho pelos Tunídeos; a música tradicional Portuguesa ou de Autor que ouvem, mas também contando com originais compostos propositadamente para o álbum e que reflectem a vivência na infância dos dois músicos.
Desde “Balho da Povoação”, “Sol Baixo”, “Celta” e até “Celtibera” de Júlio Pereira, passando pela música irlandesa, e contando ainda com 2 originais instrumentais, e uma composição de 2012 para Gala Regional dos Pequenos Cantores Caravela D’Ouro, da Povoação, este é um álbum que espelha o caminho que tem sido feito por estes irmãos ribeiraquentenses, estando prevista a sua apresentação no Verão.  
É uma homenagem à sua terra natal, à família e à comunidade que os viu crescer, mas traz também os sons da actualidade, tendo em conta o longo percurso e os projectos musicais que têm tido a oportunidade de fazer parte.

Share

Print

Theme picker