Diário dos Açores

Dia dos Açores comemorado amanhã na cidade da Lagoa

Previous Article Previous Article Na Festa do Pentecostes, Os Foliões, são vivo canto popular em louvor da Santíssima Trindade Os Foliões nas Festas do Divino Paráclito

A sessão solene comemorativa do Dia da Região Autónoma dos Açores vai decorrer amanhã, pelas 10h30, no Auditório do Nonagon, no concelho da Lagoa.
A sessão solene, que regressa ao seu formato presencial após dois anos de pandemia de Covid-19, terá início com a intervenção dos representantes dos grupos e das representações parlamentares da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Segue-se a intervenção do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e do presidente do Parlamento, Luís Garcia.
Serão impostas pelos presidentes da Assembleia Legislativa e do Governo Regional 26 Insígnias honoríficas açorianas, que visam distinguir cidadãos e pessoas colectivas “que se notabilizarem por méritos pessoais ou institucionais, actos, feitos cívicos ou por serviços prestados à Região”.
Na sessão serão atribuídas sete insígnias autonómicas de Reconhecimento, três de Mérito Profissional, três de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola e 13 Insígnias Autonómicas de Mérito Cívico.
No final da imposição das insígnias autonómicas serão interpretados os hinos dos Açores e de Portugal, pela Academia Musical da Associação Musical de Lagoa.
As comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores prosseguirão no exterior do auditório, com a atuação da Sociedade Filarmónica Lira do Rosário e da Sociedade Filarmónica Estrela d’Alva.
Seguir-se-á o tradicional almoço das sopas em honra do Espírito Santo, que serão servidas na Praça Nonagon e abertas à população, sendo acompanhadas pela actuação do Grupo Folclórico Grujola.
As comemorações da efeméride são uma organização conjunta da Assembleia Legislativa e do Governo Regional, na sequência da instituição do Dia da Região Autónoma dos Açores, pelo Parlamento açoriano, em 1980.

Share

Print
Ordem da notícia895

Theme picker