Há mais 3 mil açorianos de baixa do que há um ano
Diário dos Açores

Há mais 3 mil açorianos de baixa do que há um ano

Previous Article Previous Article Venda de carros novos está a subir na Região
Next Article Que Autonomia?

A Região Autónoma dos Açores tem, neste momento, 7.673 beneficiários com processamento de prestação por doença, mais 2.806 do que há um ano, segundo dados do Instituto de segurança Social consultados pelo Diário dos Açores.
Mesmo assim é um número bastante abaixo do que nos dois meses anteriores, altura em que se registou o recorde de baixas médicas na Região, com 10.747 em Março e 10. 381 em Abril.
No mesmo período estavam 1.605 beneficiários com processamento de prestações de maternidade, paternidade e adopção, um número ligeiramente mais baixo do que há um ano.
Por outro lado, há 1.322 açorianos com prestação de assistência a descendentes, mais 552 do que há um ano.
Recorde-se que os portugueses figuram entre os que na Europa mais recorrem à baixa médica.
 Segundo um estudo divulgado pelo Observatório Europeu dos Riscos e realizado em 24 países, Portugal encabeça a segunda posição entre os países onde os problemas de saúde mais motivam o absentismo laboral.
O stresse é uma das principais causas apontadas e, em média, os portugueses estão 11,9 dias por ano sem trabalhar por doença.
De acordo com o estudo, os portugueses conseguem mesmo ultrapassar países como a República Checa, Noruega, Polónia e Suécia.
A liderar o ranking das doenças profissionais que mais motivam baixa médica estão as doenças do foro musculo-esquelético, logo seguidas do stresse, patologias psíquicas, dores lombares e doenças respiratórias. Uma lista que não causa espanto.
É que segundo o Observatório Europeeu dos Riscos, “em dez anos, o stresse profissional será a principal fonte de doenças laborais, sendo as suas principais causas as elevadas exigências emocionais e as dificuldades de conjugação entre trabalho e família”.

Share

Print
Ordem da notícia897

Theme picker