Profissionais de Saúde dos Açores condecorados pelo Presidente da República
Diário dos Açores

Profissionais de Saúde dos Açores condecorados pelo Presidente da República

Previous Article Um lugar para dizer adeus
Next Article Museu de Migrações – Preservar e Transmitir

Os profissionais de saúde dos Açores, através do Serviço Regional de Saúde, vão ser condecorados pelo Presidente da República nas comemorações do próximo Dia de Portugal, 10 de Junho.
A cerimónia nos Açores, promovida pelo Representante da República, terá lugar pelas 10H30 na Praça Velha, na ilha Terceira, defronte dos Paços do Concelho e consistirá no hastear da Bandeira Nacional, da Bandeira da Região Autónoma dos Açores e da Bandeira da União Europeia.
As bandeiras serão hasteadas ao som dos respectivos hinos, interpretados pela Filarmónica Recreio de Santa Bárbara.
Seguir-se-á uma alocução pelo Representante da República sobre a data que se evoca e sobre o momento trágico que se vive na Europa, com a guerra na Ucrânia, razão pela qual estará presente como convidada uma representação da comunidade ucraniana na ilha Terceira.
Irão ser agraciados por delegação do Presidente da República, em sessão a ter lugar no Solar da Madre de Deus, após a cerimónia militar, as seguintes entidades:
O Serviço Regional da Saúde, simbolicamente representando todo o pessoal que presta serviço nos hospitais e unidades de saúde, nomeadamente, médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica e técnicos superiores, administrativos e auxiliares, pela forma exemplar e extraordinária dedicação à população dos Açores, que permitiu não só aliviar os efeitos da pandemia, mas igualmente manter a tranquilidade social e o normal funcionamento da sociedade.

Santa Casa da Misericórdia
da Horta também condecorada

A Santa Casa da Misericórdia da Horta, fundada entre 1520 e 1522, perfazendo 500 anos de atividade no campo da solidariedade social, assegurando assistência a uma população com significativas carências, contribuindo para a promoção de condições mínimas de dignidade humana.

Médico Rego Costa agraciado

Francisco Pacheco Rêgo Costa, de 80 anos de idade, médico especialista em cirurgia geral, que tem exercido a sua actividade profissional na ilha de São Miguel, assumindo um papel muito relevante na instalação do Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada. Para além de ser um clínico de elevada reputação e impecável folha de serviços, distinguiu-se pela participação cívica na vida da Região e da sua ilha, tendo nomeadamente sido membro da Assembleia Municipal de Ponta Delgada e seu Presidente de 2013 a 2021.

Médico Brito de Azevedo
agraciado

Luís António Vieira Brito de Azevedo, de 76 anos de idade, médico especialista em Saúde Pública, que tem exercido a sua actividade profissional na ilha Terceira. Muito estimado pela população, sobretudo por aquela mais carenciada, à qual nunca negou os seus serviços, muitas vezes sem qualquer retribuição, exercendo ainda de forma desinteressada o seu múnus profissional em várias instituições, como sejam a Polícia de Segurança Pública, o Regimento de Guarnição n.º 1 e o Centro de Oncologia dos Açores, entre outras. A sua atividade estendeu-se também a uma participação política apreciada e respeitada por todos os sectores, tendo sido deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na V Legislatura.
O Serviço Regional de Saúde e a Santa Casa da Misericórdia da Horta serão agraciados com a Ordem de Mérito – Membro Honorário e os Drs. Francisco Pacheco Rêgo Costa e Luís António Vieira Brito de Azevedo serão agraciados com a Ordem de Mérito – Comendador.

Share

Print
Ordem da notícia890

Theme picker