Dia dos Açores assinalado na Praça do Emigrante
Diário dos Açores

Dia dos Açores assinalado na Praça do Emigrante

Previous Article Previous Article Vice dá “raspanete” à vogal da Ordem dos Médicos dos Açores
Next Article O triunfo da Autonomia

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença na cerimónia evocativa do Dia dos Açores, promovida pela Associação dos Emigrantes Açorianos, na Praça do Emigrante da Ribeira Grande. 
A ocasião serviu para homenagear os romeiros da ilha de São Miguel pelos 500 anos de existência, feito este que culminou na colocação de uma placa alusiva no mural patente na Praça do Emigrante.
Alexandre Gaudêncio destacou a iniciativa e reforçou a ideia da realização de mais datas comemorativas naquela praça: “O objectivo desta praça é ser um local de atracão turística, mas sem esquecer a sua essência que é de promover eventos como este, evocativos da nossa memória colectiva”, referiu. 
A dinâmica que tem vindo a ser imposta pela Associação dos Emigrantes Açorianos, presidida por Rui Faria, num protocolo entre a associação e autarquia da Ribeira Grande, tem sido fundamental para dar a conhecer aquele espaço e para trazer mais pessoas à cidade. 
“Foi feliz a coincidência desta homenagem aos romeiros de São Miguel e o Dia dos Açores. As nossas romarias são indissociáveis do nosso sentimento de Açorianidade e por isso assentam como uma luva às comemorações do dia da Região Autónoma dos Açores”, disse o autarca. 
Ainda, o evento contou com uma exposição fotográfica, intitulada “500 Anos de Romarias Quaresmais: Memórias de Laudalino da Ponte”, que mostra algumas dezenas de fotografias pertencentes ao acervo da Santa Casa da Misericórdia da Maia. 
Na exposição, é permitido aos visitantes ver fotografias de vários momentos das tradicionais romarias, como as caminhadas, os convívios em família ou até mesmo as visitas às igrejas da ilha de São Miguel. 
Marcaram também presença no certame membros do Movimento de Romeiros da ilha de São Miguel, o director regional das comunidades, José Andrade, o presidente do concelho Económico e Social dos Açores, Gualter Furtado, o vereador da Cultura, Juventude e Desporto, José António Garcia, o vereador, João Dâmaso Moniz, e os presidente de Junta de Freguesia da Conceição, Gisela Rodrigues, da Matriz, André Mendonça, da Ribeira Seca, José Manuel Aguiar, do Porto Formoso, Rúben Adriano, e do Pico da Pedra, Fábio Bernardo. 
 

Share

Print

Theme picker