Diário dos Açores

Os Gastrónomos dos Açores celebraram na Região o “Dia Nacional da Gastronomia”

Previous Article Previous Article Trabalhadores do sector da Saúde em greve no dia 1 de Julho
Next Article Mais Símbolos, Mais Gente para a Autonomia

Por deliberação da Assembleia da República, em plenário de 26 de Junho de 2016, no seguimento de um empenhado percurso e a culminar os esforços desenvolvidos pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas junto dos vários grupos parlamentares, foi aprovado o diploma que instituiu o DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA PORTUGUESA, a celebrar no último fim de semana do mês de Maio. Uma das fundamentais disposições do diploma definiu este “DIA” como “um momento de celebração, de enaltecimento e de notoriedade a favor da promoção e da valorização da Gastronomia Portuguesa”, que deveria ser festejado com o envolvimento das comunidades, dos estabelecimentos de ensino, das instituições públicas e privadas e da economia do sector nas suas múltiplas regionalidades e diversidades produtivas alimentares.
As celebrações deste “DIA” na Região foram, desde o primeiro ano, assumidas pela Confraria Gastronómica “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES”, no reconhecimento de um Portugal com Regiões e com o propósito de elevar a Gastronomia Regional Açoriana, cumprindo assim o desiderato de contribuir para a promoção, dignificação e defesa da qualidade dos produtos regionais, dos serviços de restauração que lhe são inerentes e dos Açores agro-turísticos no seu todo.
A COMISSÃO DE HONRA integrou a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Secretaria Regional do Turismo, para além dos próprios “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES que, na edição deste ano,  contaram com o apoio de diversas entidades públicas e privadas e de empresas do agroalimentar, em parceria com o Município de Ponta Delgada e com a colaboração, nomeadamente da Direcção Regional do Turismo, da AVEA (Associação para a Valorização Económica dos Açores) os “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES”, dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de S. Miguel, traduzindo-se as actividades desenvolvidas no conseguido propósito de celebrar a Gastronomia Regional Açoriana, cumprindo assim o desiderato de contribuir para a promoção, dignificação e defesa da qualidade dos produtos regionais e dos serviços de restauração que lhe são inerentes.
Dentre as actividades desenvolvidas sob o lema “Gastronomia, Saúde e Sustentabilidade - uma aposta para ganhar o futuro”, destacam-se, nomeadamente, uma intervenção no Colégio do Castanheiro, com demonstração pedagógica de selecção, preparação, confecção e degustação de produtos regionais, “DO MAR À MESA – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”, para evidenciar o que de melhor temos, o que melhor se faz e o que de mais apelativo se pode apresentar, sob o ponto de vista gastronómico, na nossa Região. Foi ainda preparado um trabalho de execução e de degustação culinária, formato “show cooking”, “DA TERRA E DO CAMPO À MESAvisando um programa para futura emissão na RTP/Açores, RTP/I e disponível no Clube RTP e RTP/Play, em que a História e a Cultura se entrecruzam com a Gastronomia Açoriana.
A abertura oficial do “DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA -  Açores-2022”, decorreu na sede da Confraria, em sessão coordenada pelo Confrade-Mor dos “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES”, António José Cavaco. Nesta sessão, o Presidente da AVEA – Associação para a Valorização Económica dos Açores, António Manuel Almeida, teve oportunidade de fazer uma intervenção, deveras esclarecedora e apelativa, sobre a importância e a dignidade conferidas aos produtos classificados como “MARCA AÇORES”. Um momento significativo do programa das comemorações aconteceu com a visita guiada a uma exploração biológica sustentável, em que a  Mestre Bióloga Raquel Vargas, Técnica Responsável pelo “Projecto Priolo”  apresentou aos convidados uma pertinente exposição sobre aspectos das práticas desenvolvidas no terreno, compreendendo ainda uma abordagem técnico-científica enfatizando as condições edafo-climáticas da Região, que valorizam a sustentabilidade daquel eprojecto “laboratorial” com matriz na promoção social e base na agricultura sustentável.
A sessão de solene encerramento das comemorações do “DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA – AÇORES 2022” decorreu num hotel de Ponta Delgada, no final da qual intervieram o Confrade-Mor dos “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES”, António Cavaco, a Directora Regional do Turismo, Rosa Costa, encerrando, por designação do Presidente, o Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes.
Nesta cerimónia foram ainda entregues distinções dos “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES”, designadamente de “SUMUS CONVIVA” a Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, e a Pedro do Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e de “OPTIMUS CONVIVA” a António Manuel Almeida, Presidente da AVEA – Associação para a Valorização Económica dos Açores.
A convite da Confraria Gastronómica “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES” estiveram representadas nestas celebrações do “DNG-AÇORES 2022” a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, a Confraria do Leite dos Açores, a Confraria dos Cavaleiros de Santiago, a Confraria do Queijo de S. Jorge, a Confraria do Chá do Porto Formoso e a Confraria da Carne Guisada da Maia.

José Nunes *

Share

Print

Theme picker