Graciosa vai ter mais três médicos e dois enfermeiros
Diário dos Açores

Graciosa vai ter mais três médicos e dois enfermeiros

Previous Article Previous Article Inflação acima dos 4% está a provocar aumento de preços nos Açores
Next Article Bolieiro diz a Secretário de Estado que é urgente a construção da nova cadeia Bolieiro diz a Secretário de Estado que é urgente a construção da nova cadeia

A Unidade de Saúde da ilha Graciosa  vai contar com mais três médicos, dois dos quais de medicina geral e familiar, um internista e dois enfermeiros.
Segundo uma nota divulgada pelo Executivo açoriano, o anúncio da contratação de mais médicos foi feito pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto, na Segunda-feira, na Graciosa, à margem da visita que o governante efectuou ao centro de saúde de Santa Cruz, e após uma reunião com a Administração da Unidade de Saúde (USI) da Graciosa.
Na ocasião, o titular pela pasta da Saúde nos Açores referiu que o processo de contratação dos novos profissionais “está em curso” e visa “colmatar uma das necessidades prementes” do sector na Graciosa.
“Desde que iniciámos o nosso mandato já contratámos 17 profissionais de Saúde” para a Graciosa, “dos quais dois são enfermeiros e dois médicos”, recordou Clélio Meneses, citado na nota divulgada pelo Governo açoriano.
Clélio Meneses revelou ainda que foi possível “alterar o quadro de ilha” para a integração de um médico internista.
“É uma ilha que tem internamento, é importante que haja um médico internista, o processo está em curso e em poucos dias haverá novidades”, vincou.
O Secretário Regional da Saúde adiantou ainda que, no ano passado, foram realizadas, na Graciosa, por médicos especialistas “1.943 consultas, mais 1.200 do que o ano anterior, e cerca de mais 1.100 do que em 2019 e 2018”.
“Os profissionais de Saúde deslocam-se, em vez de serem as pessoas a deslocarem-se, porque a deslocação é penosa para as pessoas e é isso que queremos evitar”, sublinhou.
O Secretário Regional da Saúde e Desporto anunciou também a aquisição de um aparelho de raio-x, um novo ecógrafo e outros equipamentos adequados às necessidades locais.
Clélio Meneses referiu também o reforço do parque automóvel “que estava obsoleto”, recordando que recentemente foram realizadas obras de manutenção, “que não havia”, na cobertura do centro de saúde e no sistema de ar condicionado.

Share

Print

Theme picker