Diário dos Açores

Pessoal de voo convoca greve na Ryanair

Next Article Industriais de P. Delgada alertam para dificuldades no sector e avisam que preços vão aumentar mais Industriais de P. Delgada alertam para dificuldades no sector e avisam que preços vão aumentar mais

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) apresentou um pré-aviso de greve ligado à Ryanair para os próximos dias 24, 25 e 26 de Junho.
De acordo com o comunicado enviado aos seus associados que trabalham para a companhia aérea do grupo liderado por Michel O’Leary, “uma vez que estão assegurados os voos de ligação entre as regiões autónomas dos Açores e da Madeira e o continente através de outras operadoras (TAP, Azores Airlines e easyJet), existem meios alternativos de transporte aéreo”, não há fundamento a fixação “de quaisquer serviços mínimos”.

Protestos em Espanha

Esta acção dos trabalhadores portugueses ocorre nos mesmos dias para os quais os tripulantes da Ryanair em Espanha marcaram a primeira de duas acções de protesto, e surge após a paralisação decidida pelo sindicato francês SNPNC-FO, que ocorreu ontem e domingo. De acordo com a Bloomberg, poderá haver também uma acção dos trabalhadores na Bélgica.

Sem acordo com a empresa

No comunicado, a Direcção do sindicato português diz: “a Ryanair, após não conseguir chegar a acordo com o SNPVAC, exclusivamente por exigirmos que o Acordo de Empresa (AE) negociado deveria cumprir com as regras estabelecidas na legislação portuguesa, conseguiu negociar e aprovar um AE que integra cláusulas ilegais com outro sindicato”. Sem avançar nomes, o SNPVAC diz que esse sindicato “à época não tinha associados da Ryanair, nem de qualquer outra companhia de aviação”.

Share

Print
Ordem da notícia924

Theme picker