Pedro Almeida Maia lança novo livro em P. Delgada no dia 29 de Junho
Diário dos Açores

Pedro Almeida Maia lança novo livro em P. Delgada no dia 29 de Junho

Previous Article Previous Article PSP detém indivíduo alcoolizado no aeroporto
Next Article Graça Castanho destaca exposição internacional em Lisboa sobre canábis Graça Castanho destaca exposição internacional em Lisboa sobre canábis

“A Escrava Açoriana”, da Cultura Editora, é o título do novo livro do escritor açoriano Pedro Almeida Maia, que será lançado em Ponta Delgada no próximo dia 29 de Junho, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, às 18h00, com apresentação de Susana Goulart Costa.
Pedro Almeida Maia deslocar-se-à, depois, ao continente para outros eventos relacionados com a apresentação do seu livro, tudo isto inserido neste ano em que comemora 10 anos de livros.
A história aborda o tema da escravatura branca açoriana nos finais do século XIX, incorporando relatos reais da época numa personagem feminina, Rosário, que abandona Ponta Delgada rumo ao Império do Brasil, em busca de uma vida melhor.
Caracterizando os Açores num tempo de supremacia masculina, o autor pretende enaltecer o papel da mulher numa sociedade onde ainda hoje persistem desequilíbrios.
Algumas sessões de apresentação já estão confirmadas: 24 Junho às 18h00, na Biblioteca da Madalena do Pico, pré-apresentação inserida no Encontro de Escritores Pedras Negras (Azores Fringe Festival); 29 Junho às 18h00, lançamento no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, com apresentação de Susana Goulart Costa; 5 Julho às 18h30 na FNAC Colombo (Lisboa), lançamento com apresentação de Maria João Covas; 6 Julho na FNAC Norte Shopping (Porto), lançamento com apresentação de Isabel Rio Novo; 7 Julho às 18h30, apresentação na FNAC Braga; 8 Julho às 18h30, apresentação na FNAC Coimbra; 9 Julho às 19h00, apresentação na Biblioteca Municipal da Maia, inserido na Feira do Livro; e 5 Outubro às 15h00, apresentação no Centro Cultural Natália Correia, inserido nos Colóquios da Lusofonia (Ponta Delgada).
Pedro Almeida Maia nasceu em 1979 na cidade de Ponta Delgada e é psicólogo organizacional, mestre em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos pelas universidades de Coimbra e de Barcelona.
Publicou pela primeira vez em 2012,um romance no estilo policial que lhe valeu o Prémio Literário Letras em Movimento.
Em 2014 foi selecionado para a Mostra LabJovem com o drama “Nove Estações”, escreveu literatura infantil, venceu o Prémio DiscoverAzores com a poesia “Vinhas e Epigeus” e foi considerado Escritor do Ano pelo jornal Correio dos Açores.
Participou em várias coletâneas no género do conto, foi seleccionado para a Antologia do Centro de Estudos Mário Cláudio em 2018, participou na edição comemorativa do centenário do PEN Clube Os Dias da Peste, escreveu crónica, ensaio e argumento, além de outras contribuições regulares.
Com alguns dos seus trabalhos no Plano Regional de Leitura, como a ficção científica “A Viagem de Juno”, e o eco obtido junto dos leitores e da crítica com “Ilha-América”, o autor apresenta agora “A Escrava Açoriana”, o seu sexto romance, no ano em que comemora dez anos de publicações.

Share

Print

Theme picker