Brito e Abreu junta-se à equipa da Consulgal para negócios da economia do mar nos Açores
Diário dos Açores

Brito e Abreu junta-se à equipa da Consulgal para negócios da economia do mar nos Açores

Previous Article Os Açores na filosofia e na cultura
Next Article Mais de 50 cientistas de todo o mundo vão reunir-se nos Açores Mais de 50 cientistas de todo o mundo vão reunir-se nos Açores

Fausto Brito e Abreu junta-se à equipa da Consulgal para negócios da economia do mar nos Açores
A Consulgal- Consultores de Engenharia e Gestão, S.A., contratou Fausto Brito e Abreu, ex-Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia do Governo Regional dos Açores, para reforçar a sua actividade na economia do mar, ambiente e energias renováveis, e para alargar a sua actividade nos Açores.
Segundo a empresa, o novo Diretor adjunto à Administração da Consulgal foi escolhido para estas funções por ter um vasto currículo profissional no sector público, com trabalho desenvolvido nas áreas da economia do mar e do ambiente, tendo ganho reconhecimento em funções como as de Director Geral de Política do Mar, no Ministério do Mar, em Lisboa.
O ex-membro do Governo Regional será responsável pelo desenvolvimento de novos projectos, parcerias e negócios nos Açores, incluindo as oportunidades decorrentes do Plano de Recuperação e Resiliência. As suas funções incluem também o acompanhamento das actividades do Grupo Consulgal nas áreas da economia do mar, ambiente e energias renováveis, bem como nos domínios da inovação, investigação e desenvolvimento, do espaço, e da segurança e defesa nacional.
No passado, a Consulgal já desenvolveu trabalhos de engenharia nos Açores, como a prestação de serviços de assistência técnica e fiscalização de obra no Aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada ou a elaboração do projeto base do alargamento da pista do aeroporto de São Jorge, e de consultoria ao Governo Regional na preparação do concurso público internacional para seleccionar o concessionário para a conceção, projecto, construção, financiamento, conservação e exploração da SCUT da ilha de São Miguel.  A empresa pretende agora ter uma presença mais permanente no mercado regional, privilegiando parcerias com gabinetes de engenharia e arquitectura locais.
A Consulgal - Consultores de Engenharia e Gestão, S.A. é uma empresa portuguesa de consultoria de engenharia e gestão de empreendimentos e ambiente, fundada em 1983, sendo uma das empresas líder no mercado nacional e com forte projecção internacional. Com actividade regular em quatro continentes, a empresa tem um forte conjunto de referências em serviços de Estudos, Projectos e Assessoria Técnica, Gestão e Fiscalização de Empreendimentos, Exploração e Manutenção de Sistemas e Infraestruturas, Sistemas de Gestão e Coordenação, Ensaios Técnicos de Engenharia e Formação, e com um vasto leque de centros de competência, dos quais se destacam Ambiente, Hidráulica, Energia e Indústria, Transportes, Urbanismo e Edifícios.
Fausto Costa Gomes de Brito e Abreu nasceu em 1970, em Angola, é licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa, e doutorado em Zoologia pela Universidade de Oxford, Reino Unido. Recentemente, entre 2020 e 2022, foi adjunto e chefe do Gabinete em substituição do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.
Foi Director-Geral de Política do Mar, entre Janeiro e Novembro de 2017, e Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia do XI Governo Regional dos Açores, entre 2014 e 2016.
Desempenhou ainda muitas outras, tendo sido responsável pelo acompanhamento de assuntos internacionais e de política marítima, incluindo as convenções da ONU sobre alterações climáticas e biodiversidade.
Para Pedro Colunas Pereira, administrador delegado da Consulgal, “Fausto Brito e Abreu tem uma experiência profissional muito rica, e conhecimentos técnicos profundos, nestas áreas que consideramos estratégicas para o futuro da empresa. A nossa reentrada no mercado dos Açores, será alicerçada em parcerias com gabinetes de engenharia já estabelecidos na região, procurando complementaridades com as competências que detemos”
 Por sua vez, Fausto Brito e Abreu, agora Director-adjunto à Administração da Consulgal, afirma sentir-se “muito honrado e entusiasmado com o convite que me foi dirigido pela Consulgal, não só por se tratar de uma empresa com grande projecção nacional e internacional, mas porque me permite voltar a desenvolver actividade profissional nos Açores. O meu objectivo é continuar a trabalhar em áreas que considero importantes para o país e para a Região, como a economia do mar, o hidrogénio, as energias renováveis e o espaço, que constituem também boas oportunidades de negócio para empresas de engenharia como a Consulgal”.

Share

Print
Ordem da notícia959

Theme picker