Milhares de pessoas estiveram em P. Delgada para assistir às Festas do Espírito Santo
Diário dos Açores

Milhares de pessoas estiveram em P. Delgada para assistir às Festas do Espírito Santo

Previous Article Previous Article Blaya, Pedro Abrunhosa e Quim Barreiros nas Festas do Nordeste
Next Article A Universidade e as “reservas” do Blue Azores e de Santa Maria

Largos milhares de pessoas deslocaram-se sábado e domingo a Ponta Delgada para participar nas Festas do Espírito Santo, promovidas pela Câmara Municipal de P. Delgada.
No sábado, muitos milhares estiveram a saborear as sopas e o arroz doce e assistir ao tradicional Cortejo Etnográfico do Espírito Santo.
No Campo de São Francisco, foram servidas mais de 13.000 sopas e 10.000 doses de arroz doce, mas muitos foram os que até ali se deslocaram, sobretudo turistas, apenas para observar o ambiente que se criou num dos mais emblemáticos espaços da cidade de Ponta Delgada.

 Triato do Espírito Santo

Como habitualmente acontece, o Mordomo (o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada) percorreu cada uma das mesas do Campo de São Francisco, cumprimentando os comensais, entre os quais se encontravam muitos emigrantes.
Pedro Nascimento Cabral também inaugurou o Triato do Espírito Santo, no Coreto do Campo de São Francisco, decorado por colaboradores da autarquia.
Já na Avenida Infante D. Henrique, ao início da tarde, milhares de pessoas começaram a sentar-se aguardando o cortejo etnográfico, que este ano contou com a participação de mais de 1300 figurantes, 30 carros alegóricos, 19 folias do Espírito Santo, 16 carros de bois e quatro agrupamentos musicais.
No Cortejo Etnográfico estiveram representadas as 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada: Ajuda da Bretanha, Arrifes, Candelária,Capelas, Covoada,  Fajã de Baixo, Fajã de Cima,Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha,Relva,  Remédios, Santa Bárbara,  Santa Clara, Santo António,  São José, São Pedro e, São Roque,  São Sebastião,  São Vicente Ferreira e  Sete Cidades.

Coroação com milhares de pessoas

Entretanto, às 19h30, teve lugar a Recitação do Terço Cantado, no Quarto do Espírito Santo, pelo Movimento Legião de Maria.
Na Praça do Município, atuaram o grupo musical “Alma Menor” e “Raquel Dutra” e no Coreto da Festa (Largo Sul da Matriz) atuaram a Escola de Violas da Relva e os “Música Nostra”. A coroação, no domingo, contou com milhares de pessoas em Ponta Delgada e o último dia das Grandes Festa do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada contou com a atuação do Grupo de Cantigas ao Desafio e do grupo Ensemble de Saxofones, Percussão e Órgão no palco da Praça do Município e com o concerto da Banda Fundação Brasileira (Freguesia dos Mosteiros ) no coreto da festa.
Para muitos, as festas foram um sucesso, onde imperou grande organização, respeito e forte adesão dos micaelenses, para além de inúmeros turistas.

Share

Print

Theme picker