Livro publicado por editora açoriana no Plano Nacional de Leitura
Diário dos Açores

Livro publicado por editora açoriana no Plano Nacional de Leitura

Previous Article Aclamação de Bolieiro
Next Article Minuto do Património

Conto escrito por Isabel Mateus e ilustrado por Filipe Gomes, “O menino que queria ver a baleia-azul a passar nos Açores”, entra para o Plano Nacional de Leitura 2027: livro recomendado PNL2027 - 2022 1.º Sem. - Ciências e Tecnologias - Cultura e Sociedade - Literatura - dos 6-8 anos - dos 9-11 anos - Mediana - Fluente.
Resumo da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura 2027: “Um conto protagonizado por avô e neto, o primeiro, um velho baleeiro que teve, ao longo da vida, na caça à baleia o seu ganha-pão, o segundo, ainda criança, que tem o sonho de conseguir contemplar a bela e raríssima baleia-azul. Um dia, após tentativas falhadas, dá-se esse momento absolutamente único e inaugural que transforma aquele rapazinho num ser deslumbrado pela beleza de uma magnífica baleia-azul que teima em mostrar-se por vários momentos. Um encontro que transformará a sua vida e acentuará o seu amor pelos Açores.” Desenvolvido por MiratecArts, e publicado por Néveda Ent, com sede na ilha do Pico, o conto de Isabel Mateus foi o vencedor do AnimaPIX Prémio 2021 - Conto. Recebeu ilustrações de Filipe Gomes, incluindo ilustração a cor, sépia e no estilo de “scrimshaw” em papel.
O livro está disponível online através de miratecarts.com e em diversas livrarias das ilhas dos Açores, além da Livraria Baobá em Lisboa.
Neste Verão, o livro e o seu ilustrador vão visitar várias localidades durante as Festas da Madalena, Cais Agosto, em São Roque, e Semana dos Baleeiros nas Lajes do Pico, entre outras.
O Plano Nacional de Leitura é uma política pública cultural portuguesa de incentivo à leitura. Foi criado em 2006 em resolução de Conselho de Ministros e com o Alto Patrocínio da Presidência da República. O programa foi instituído como uma “resposta institucional à preocupação pelos níveis de literacia da população em geral e em particular dos jovens, significativamente inferiores à média europeia”.

Share

Print

Theme picker