Município de Nordeste homenageia António Raposo e José Maria Rocha
Diário dos Açores

Município de Nordeste homenageia António Raposo e José Maria Rocha

Previous Article Recordando Maria Mendonça e Silva Júnior - A deixada herança a unir os arquipélagos Açores - Madeira
Next Article Detido casal que assaltou e agrediu homem em plena rua de Água de Pau Detido casal que assaltou e agrediu homem em plena rua de Água de Pau

Na comemoração do 508º aniversário do concelho, a 18 de julho, a Câmara Municipal do Nordeste atribuiu a Medalha de Mérito Municipal a dois cidadãos do concelho, designadamente, a António Raposo e a José Maria Rocha, tendo a distinção do município a finalidade de agraciar pessoas individuais ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos resulte aumento de prestígio do concelho do Nordeste, a melhoria das condições de vida da sua população ou contribuições relevantes nos campos da ciência, do ensino, da cultura, da arte, da benemerência, do comércio, da indústria ou do desporto.
A atribuição da Medalha de Mérito Municipal ao António Guilherme Medeiros Raposo teve em consideração o papel relevante que o distinguido tem tido no concelho do Nordeste, quer no desenvolvimento da sua atividade profissional, quer no apoio às instituições desportivas, exercendo as referidas funções com especial zelo, dedicação, competência e empenho, contribuindo de forma muito positiva para o desenvolvimento do desporto neste concelho, o que engrandece e prestigia o Nordeste, afirma o município.
António Guilherme Medeiros Raposo nasceu a 27 de outubro de 1957, na freguesia da Salga, do concelho do Nordeste.
É licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa, e detentor do Curso de Pós-Graduação e Mestrado em Medicina Desportiva, da Faculdade de Medicina de Lisboa, da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e da Especialidade de Medicina Desportiva da Ordem dos Médicos.
No âmbito das suas funções foi médico de várias equipas do continente e dos Açores, incluindo do União Desportiva de Nordeste. Foi também médico das seleções dos Açores nos Jogos das Ilhas, da seleção dos Açores de Futebol, e da Seleção de Portugal de Voleibol Masculino nos jogos Portugal Rússia e Portugal Ucrânia.
Foi ainda médico de várias provas de futebol e de outras modalidades, assim como palestrante e organizador de diversas reuniões e congressos em Portugal e no estrangeiro.
O homenageado José Maria Gaspar da Rocha foi agraciado pelo município do Nordeste considerando o papel relevante que desenvolveu no concelho do Nordeste no apoio às instituições culturais e desportivas onde exerceu funções com especial zelo, dedicação, competência e empenho, contribuindo de forma muito positiva para o desenvolvimento do desporto e da cultura neste concelho, nomeadamente, como sócio fundador do Clube União Desportiva do Nordeste e dirigente e ainda membro da Direção da Filarmónica Eco Edificante, instituições que engrandecem e prestigiam o concelho.
Nasceu em 1945, na freguesia das Capelas, concelho de Ponta Delgada. Frequentou o ensino primário na Escola Primária do Teatro Novo até à 3.ª classe e a 4.ª classe na Escola do Rossio, ambas na freguesia das Capelas. Fez exame na Escola de Mãe de Deus, em Ponta Delgada. Serviu no exército, Regimento n.º 2 dos Arrifes. Foi transferido para o Batalhão de Infantaria 17, Angra de Heroísmo e em 1967 embarcou para a Angola (guerra de Ultramar), integrado na Companhia de Caçadores 1737, onde permaneceu 28 meses.
Trabalhou durante quatro anos na Câmara Municipal de Nordeste, como motorista e em 1979 como capataz na Quinta das Queimadas, funções que exerceu durante 11 anos. Posteriormente entrou como auxiliar na Escola Preparatória do Nordeste onde permaneceu até à idade da reforma.

Share

Print

Theme picker