Açorianos homenageados com um monumento no Brasil
Diário dos Açores

Açorianos homenageados com um monumento no Brasil

Previous Article Previous Article Nuno Barata quer mais informações sobre o miradouro da Lagoa do Fogo
Next Article O projecto de intervenção na Lagoa do Fogo que custa 1,7 milhões de euros O projecto de intervenção na Lagoa do Fogo que custa 1,7 milhões de euros

A história mostra como os laços de Viana, no Brasil, com os açorianos estão interligados.
Em 15 de fevereiro de 1813 chegaram 53 famílias açorianas àquelas terras, formando assim a Colónia de Viana.
Após a chegada dos Açores, as gentes daquelas paragens passaram por diversos momentos históricos, de alegrias, dificuldades e evolução.
Evolução essa que proporcionou a construção do primeiro templo católico, a Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída pelos imigrantes açorianos no período de 1815 a 1817.
Com intenção de manter os laços, foi inaugurado na tarde do dia 26, na Praça Expedicionário Jerónimo Leite, o monumento que simboliza a Coroa dos Açores, com a presença de comitiva presidencial dos Açores, nomeadamente o Director regional das Comunidades, José Andrade, e de representantes das Casas dos Açores no Brasil.
Reza a lenda que a coroa foi centro de uma busca heróica pelo tesouro, após a sua perda numa das ilhas do arquipélago.
O artefato era tão cobiçado que um de seus protetores a escondeu na própria perna, aguentando a dor e o incómodo no seu corpo.
Além da inauguração do monumento, as crianças da escola EMEF Padre Antunes Siqueira  entoaram um coral belíssimo, com o Hino Municipal de Viana e mais duas músicas populares, sob a regência do maestro Inarley Carletti.
Foi uma festa linda, para celebrar o passado, presente e futuro da população vianense.
Após o final do evento, o vianense continuou com boas coreografias e muita música, com o aulão de Zumba, na Praça Expedicionário Jerónimo Leite, para toda população.

Exclusivo Diário dos Açores,
com a imprensa local

 

Share

Print
Ordem da notícia1137

Theme picker