SATA com receitas de 108 milhões de euros no 1º semestre
Diário dos Açores

SATA com receitas de 108 milhões de euros no 1º semestre

Previous Article Previous Article Obras suspensas no Mercado da Graça
Next Article Estacionar no parque do miradouro da Lagoa do Fogo passa a ser pago Estacionar no parque do miradouro da Lagoa do Fogo passa a ser pago

O grupo SATA obteve no primeiro semestre receitas consolidadas de 107,9 milhões de euros, um crescimento de 51,4% em relação ao mesmo período de 2021 e de 15,2% em relação ao mesmo período de 2019.
Numa nota enviada às redações, a companhia aérea açoriana informa que este valor “passa a constituir o melhor primeiro semestre em termos de receita desde que há registos consolidados”.
Os números assinalam “a recuperação do tráfego pós-pandemia” de covid-19 e, por consequência, a “recuperação da atividade turística, fundamental para a Região Autónoma dos Açores”, sublinha a companhia.
O grupo, que integra a SATA Air Açores (responsável pelas ligações aéreas entre as nove ilhas) e a Azores Airlines (ligações de e para fora do arquipélago), revela também que o número de passageiros transportados pelas companhias “duplicou em relação ao primeiro semestre de 2021 e ficou apenas 2,3% abaixo do primeiro semestre de 2019”.
A Azores Airlines obteve nestes primeiros seis meses do ano “receitas de 70,2 milhões de euros, um vigoroso crescimento de 115% em comparação com o mesmo período de 2021 e de 8,6% em comparação com o mesmo período de 2019”.
Por seu lado, a SATA Air Açores registou receitas de 41,5 milhões de euros, num crescimento de 2,2% relativamente a 2021 e de 26% a 2019.
Em ambas as companhias aéreas “o semestre de janeiro a junho de 2022 passou a ser o melhor primeiro semestre em termos de receita dos últimos 10 anos”, avança a SATA, assinalando também a descida de custos operacionais unitários, excluindo o combustível.
No período em causa, na Azores Airlines, estes custos diminuíram, respetivamente, 31,4% e 10% em comparação com 2021 e 2019. Na SATA Air Açores, desceram 18,4% e 5% na mesma comparação.
O grupo refere que “estes ganhos tendem a aumentar à medida que a operação normaliza, as iniciativas de restruturação se consolidam e os custos extraordinários de combate à pandemia desaparecem”.
“Estas poupanças transversais ajudam a acomodar, embora apenas parcialmente, o brutal impacto da subida dos custos com combustível”, que aumentaram “304% em relação a 2021 – o equivalente a mais 24,3 milhões de euros, essencialmente provocado pelo aumento de preços”, devido à crise internacional despoletada pela guerra na Ucrânia, especifica a SATA.
Face a 2019, os custos com combustível registaram um aumento de cerca de 13,9 milhões de euros (75%).
Em consequência, o EBITDA (Resultados Operacionais antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações) da Azores Airlines, “tradicionalmente negativo no primeiro semestre, registou um valor de –14,9 milhões de euros, em linha com 2019”.
Quanto à SATA Air Açores, registou “um EBITDA de 4,9 milhões de euros no período, substancialmente superior a 2019, que foi de 0,2 milhões de euros”.
O grupo refere ainda que as duas companhias aéreas “têm na generalidade conseguido executar a operação planeada, incorrendo num mínimo de cancelamentos”, que se justificaram “essencialmente” com as condições meteorológicas”.
Apesar do crescimento do tráfego no verão, o grupo salvaguarda que “as perspetivas para o resto do ano são moderadas”, devido aos elevados preços do combustível, o crescimento da inflação e o aumento das taxas de juro, que “ameaçam a procura no último quadrimestre”.
Ainda assim, prevê “terminar o ano com uma performance melhor do que a prevista no seu plano de reestruturação”.
A Comissão Europeia aprovou, a 07 de junho, uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais.
As dificuldades financeiras da SATA perduram desde pelo menos 2014, altura em que a companhia aérea detida na totalidade pelo Governo Regional dos Açores começou a registar prejuízos, agravados depois pelos efeitos da pandemia de covid-19, que teve um enorme impacto no setor da aviação.

Share

Print
Ordem da notícia1137

Theme picker