HDES está a recrutar 50 enfermeiros
Diário dos Açores

HDES está a recrutar 50 enfermeiros

Previous Article Previous Article Pela primeira vez HDES regista mais de 10 mil internamentos

O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) em Ponta Delgada está a recrutar 50 enfermeiros para aquela unidade de saúde.
O prazo para entrega de candidaturas termina a 12 de Agosto e os interessados devem enviar a sua candidatura para o endereço HDES_Recrutamento@azores.gov.pt
Recorde-se que o HDES também se encontra em processo de concurso para a contratação de 59 médicos assistentes hospitalares, para um total de 26 especialidades.  
De entre as especialidades contempladas neste processo de admissão, destacam-se: Anestesiologia,  Pediatria e  Medicina Intensiva  com o maior número de vagas disponíveis, seguidas da   Medicina Interna,  Psiquiatria e  Neurologia,  num total de 26 especialidades disponíveis.  

Roupas de crianças para famílias carenciadas

Teve lugar esta semana a entrega de donativos do projeto “Ajudem-nos a Ajudar”, criado especificamente para ajudar famílias carenciadas, de crianças que passam pelo Serviço de Obstetrícia do HDES, e que contou com as suas dinamizadores, Sónia Torres e Selícia Ferreira, e a presença da Enfª Verónica Amaral, Adjunta da Direcção de Enfermagem, e das Enfª Paula Costa e Enfª Beatriz, do Serviço de Obstetrícia.
A oferta constou de um conjunto de seis kits de roupas, para além de duas “cadeirinhas auto” que foram gentilmente doadas ao projecto pela loja “Kid to Kid”, e que irão assim permitir que as famílias que não têm a possibilidade de ter o seu próprio “ovinho” possam fazer o transporte do seu recém-nascido em segurança até casa.
Como referido a um jornal local, recentemente, “desde cedo que Sónia Torres, natural do concelho da Ribeira Grande, aprendeu a tricotar com a sua mãe e, embora se tenha revelado um conhecimento útil que lhe preenche ainda hoje muito do seu tempo livre, nunca pensou que se pudesse tornar num passatempo determinante para ajudar algumas das famílias açorianas mais necessitadas no momento em que acolhem um novo membro na família. Porém, foi exatamente nisso que aplicou as suas “mãos de fada” depois de se ver na necessidade de se ausentar do seu trabalho por motivos de saúde nos primeiros meses deste ano, voltando então a fazer casaquinhos e mantinhas “para ocupar o tempo enquanto estava em casa”.
Depois de algum tempo a pensar nas formas como poderia reverter as peças de roupa que produz para ajudar a sociedade, nasceu, em Maio de 2022, a página e o projeto “Ajudem-me a Ajudar”, com o objetivo de apoiar diretamente o Serviço de Obstetrícia do Hospital do Divino Espírito Santo, através da doação de vários conjuntos de bens, denominados kits, que serão oferecidos mensalmente ao hospital para serem depois oferecidos aos pais e bebés mais necessitados que por ali passem”.
“Iniciativas destas aquecem-nos o coração e fazem-nos pensar que a Solidariedade não é uma palavra vã, nem um exclusivo da nossa atividade hospitalar, que naturalmente tem sempre de ser desenvolvida com essa luz que nos guia”, afirma a administração do HDES.

Colaboração da Fundação La Caixa

Entretanto, o HDES procedeu esta semana à assinatura de um protocolo de apoio com a “Fundação la Caixa” (Fundación Bancaria Caixa d’Estalvis i Pensions de Barcelona), com vista ao desenvolvimento de ações no “Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas”, no âmbito do Programa Humaniza, que visa “reforçar o apoio psicossocial e espiritual a pessoas com doenças avançadas e seus familiares, através da atuação de profissionais com a formação e a experiência necessárias para prestar os melhores cuidados”.
O valor do presente protocolo, que vigorará de setembro a dezembro do corrente ano, é de 16.904,00 euros.
A Fundação “la Caixa” é uma organização sem fins lucrativos de direito espanhol e inclui, entre os elementos do seu objeto, fomentar o desenvolvimento de obras sociais e melhorar as condições de vida das pessoas, através do desenvolvimento de programas próprios ou em cooperação com instituições públicas e privadas, programas esses que abranjam os âmbitos social, educativo, cultural, científico e ambiental, dirigidos a grupos muito diversos.
Tem vindo a desenvolver esse Programa em Espanha desde 2008, afirmando-se ao longo destes anos como uma referência na área do apoio psicossocial e espiritual a pessoas com doenças avançadas ou em fim de vida, e em Portugal desde 2018.
O plano de implementação será ajustado às necessidades de cada centro recetor, abordando questões como a análise das necessidades e recursos disponíveis nos lares, tipologia de necessidades, garantia dos acompanhamentos e análise de necessidades concretas dos doentes do ponto de vista integral (psicossocial, espiritual, de acompanhamento, etc.).
O HDES já tinha celebrado um acordo com a Fundação “la Caixa” que se encontra em vigor desde 1 de janeiro de 2022, onde se estabeleceu a base de colaboração com a Fundação, com o objetivo de promover um conjunto de recursos e ferramentas para vários grupos e facilitar o seu trabalho diário no campo dos cuidados às pessoas em fim de vida e às suas famílias, contribuindo para a geração de um modelo comum entre todas as entidades que participam no projeto.

Share

Print
Ordem da notícia1144

Theme picker