Auditoria revela que plano para mobilidade eléctrica nos Açores ficou aquém do pretendido
Diário dos Açores

Auditoria revela que plano para mobilidade eléctrica nos Açores ficou aquém do pretendido

Previous Article Previous Article Gualter Furtado homenageado nas Furnas
Next Article Pela primeira vez HDES regista mais de 10 mil internamentos Pela primeira vez HDES regista mais de 10 mil internamentos

Um “flop” que nem as entidades públicas cumpriram

O Tribunal de Contas procedeu à avaliação intercalar da execução do Plano para a Mobilidade Elétrica nos Açores (PMEA), instrumento que reflete a estratégia para a implementação desta alternativa de mobilidade nos Açores, a ser concretizada no período 2018-2024, tendo por referência as metas estabelecidas para 2020.
Nesta auditoria o Tribunal de Contas concluiu que os resultados intercalares alcançados com a execução das medidas do PMEA objeto de avaliação “ficaram genericamente aquém dos objetivos estabelecidos.
E concretiza: “Dos 180 veículos elétricos e 78 pontos de carregamento cuja aquisição se pretendia incentivar até 2020 (medidas 1 a 4), apenas foram financeiramente comparticipadas 73 (41%) e 11 (14%) aquisições, respetivamente. Não existem evidências de que a medida direcionada para a eletrificação da frota pública regional (medida 18) esteja a ser adotada pelo universo de entidades destinatárias. Apesar de a rede pública de carregamento instalada até ao final de 2020 abranger todos os concelhos dos Açores, a densidade de cobertura da mesma não logrou atingir a meta intercalar fixada para aquele ano, dado que metade dos 60 pontos de carregamento adquiridos ainda não tinham sido instalados. Face à meta projetada para 2020, apenas foram evitadas 35% das emissões de CO2 estimadas, aspeto revelador do reduzido impacto ambiental associado à implementação do PMEA. Salvaguardando os eventuais ajustamentos adicionais que seria necessário efetuar na informação disponibilizada pela entidade auditada, verifica-se que, até ao final de 2020, foram aplicados na execução do PMEA cerca de 1,4 milhões de euros, ou seja, 14% do montante global de 9,7 milhões de euros previsto despender até 2024 com a sua implementação, a qual poderá ter sido afetada pela crise pandémica que eclodiu naquele ano”.
Segundo a auditoria, a melhoria do sistema de monitorização do PMEA sugere a necessidade de se revisitarem os indicadores de realização e de resultados que foram definidos para determinadas medidas, de se fixarem metas quantificadas para todas elas e de se adotarem mecanismos de coordenação e de partilha de informação entre as diversas entidades que intervêm na implementação do Plano.
Neste sentido, o Tribunal de Contas recomenda ao Governo Regional: ponderar a oportunidade de estender o âmbito de aplicação dos sistemas de incentivos financeiros à mobilidade elétrica a outros setores de atividade, nomeadamente ao setor dos transportes públicos, assim como ao setor recreativo e cultural, como preconizado no PMEA, e de intensificar os apoios a atribuir, no sentido de tentar imprimir uma nova dinâmica à sua execução; definir critérios ambientais, designadamente ao nível das emissões de CO2, a observar pelas viaturas convencionais cuja aquisição seja comparticipada por fundos públicos.
À Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas é recomendado: ponderar a possibilidade de revisitar os indicadores de realização e de resultados que foram definidos para determinadas medidas do PMEA e de serem fixadas metas quantificadas relativamente às que não dispunham deste parâmetro de avaliação, de modo a assegurar condições para efetivo controlo da execução e análise dos resultados alcançados com a implementação do Plano.
À Direção Regional da Energia o TC recomenda: adotar mecanismos de coordenação e de partilha de informação com as diversas entidades que intervêm na implementação do PMEA, de modo a que  seja exercido um efetivo acompanhamento e controlo da respetiva execução.

Share

Print
Ordem da notícia1146

Theme picker