Ricardo Rodrigues não se demite da Câmara de Vila Franca
Diário dos Açores

Ricardo Rodrigues não se demite da Câmara de Vila Franca

Previous Article Previous Article Empresas açorianas já podem investir no âmbito do “Construir 2030”
Next Article Jovem açoriana dos Arrifes integra coro da Jornada Mundial da Juventude Jovem açoriana dos Arrifes integra coro da Jornada Mundial da Juventude

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo não se demite do cargo e afirma que vai manter o seu lugar até ser julgado por um juíz.
Ricardo Rodrigues está acusado pelo Ministério Público num processo de adjudicação de um restaurante naquela vila.
A acusação da Procuradoria da República da Comarca dos Açores estende-se também ao vereador Carlos Pimentel, a ex-vereadora Nélia Guimarães e o seu marido Orlando Guimarães, e, ainda, o irmão do Presidente da Câmara Municipal, Luís Rodrigues.
Os mesmos foram constituídos, em 2018, arguidos no processo de “Concessão de Exploração de Espaço Destinado a Restauração Rotunda dos Frades” e estão acusados dos crimes de prevaricação e abuso de poder, tendo-lhes sido aplicada a pena de Termo de Identidade e Residência, afirma o comunicado do PSD.
O Ministério Público refere que “…da prova colhida em inquérito resultam indícios suficientes da prática dos referidos crimes, que se farão constar da acusação que será deduzida adiante e que motivam a mesma…”
O caso remonta ao ano de 2018, em que o PSD de Vila Franca do Campo denunciou ao Ministério Público a “Concessão de Exploração de Espaço Destinado a Restauração Rotunda dos Frades”, um processo que pecou pela falta de transparência, não tendo sido discutido e autorizado, quer em sede de Câmara Municipal, quer pela Assembleia Municipal.
Aquando da constituição de arguido, e consequente investigação dos arguidos, os vereadores do PSD e a Comissão Política de então entenderam dar um voto de confiança ao Presidente Ricardo Rodrigues e à sua vereação, o qual aventava da legalidade de todo o processo e da inexistência de qualquer favorecimento.
O PSD acusa Ricardo Rodrigues de continuar, ainda hoje, a lançar concursos sem autorização da Assembleia e no total desconhecimento da Câmara, fazendo-o por sua iniciativa própria.
Ricardo Rodrigues respondeu ontem numa reunião da vereação, afirmando que tem direito a defender-se e que vai apresentar em julgamento a sua versão dos factos, negando qualquer benefício ou outra ilegalidade no referido concurso.
Até ser presente ao juíz, o Presidente da Câmara de Vila Franca diz que não se demitirá.

Share

Print
Ordem da notícia1151

Theme picker