Removida espécie invasora na praia do Pópulo
Diário dos Açores

Removida espécie invasora na praia do Pópulo

Previous Article Previous Article COFACO não aceita “incrementos em fatores pecuniários” a não ser prémios ou gratificações
Next Article PCP defende reforço do Serviço Regional de Saúde PCP defende reforço do Serviço Regional de Saúde

Os Serviços de Ambiente da Câmara Municipal, em parceria com o “Projeto Renascer E8G” da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, procederam à remoção de uma espécie invasora, mais concretamente de chorão (carpobrotus edulis), da praia do Pópulo.
A iniciativa contou com 20 participantes e surgiu no âmbito do concurso “Amar a Praia” 2022 e decorreu na zona de areal contaminada por esta espécie e na zona envolvente da referida praia, situada na freguesia do Livramento.
Originária de África do Sul, esta planta é conhecida como chorão-da-praia, podendo ser encontrada na orla costeira açoriana.
O chorão-da-praia terá sido trazido para os Açores como espécie ornamental, mas pela sua capacidade de propagação e pela própria utilização para fixar areias, acabou por se tornar numa invasora.
Após esta atividade de cariz educativo e lúdico, foram removidos 580 quilos de chorão, que encheram 29 sacos de 120 litros.
No final, foi realizado um debate sobre a experiência e feita uma avaliação positiva com recurso a questionário.

Share

Print

Theme picker