Trabalhadores portuários reivindicam antecipação da idade da reforma
Diário dos Açores

Trabalhadores portuários reivindicam antecipação da idade da reforma

Previous Article Previous Article Diretor da consultora SkyExpert defende no “Festival Político Europeu” a ampliação do aeroporto da Horta

A secretária regional das Infra-estruturas comprometeu-se a desenvolver esforços junto do Governo da República e da Segurança Social.
“As pessoas que estão a trabalhar na estiva têm muito mais idade”. A secretária regional das Infra-estruturas comprometeu-se a desenvolver esforços junto do Governo da República e da Segurança Social por forma a que os trabalhadores portuários dos Açores beneficiem da antecipação da idade da reforma.
À saída de uma reunião com a direcção do Sindicato dos Trabalhadores Portuários do Grupo Oriental dos Açores, em Ponta Delgada, Berta Cabral recordou que a reivindicação da antecipação da idade da reforma para os trabalhadores portuários “é uma reivindicação nacional, também dos Açores”, e que “este processo está em curso com o Governo da República” desde 2016.
A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas foi sensível “às razões e pretensões dos trabalhadores face ao tipo de profissão que têm, ao desgaste e dificuldade manifestada em exercer algumas funções a partir de uma certa idade”.
A governante recordou que, até 1999, havia uma idade de reforma mais baixa para os trabalhadores portuários, o que foi posteriormente alterado. Passados todos estes anos, já a idade avançou bastante, as pessoas que estão a trabalhar na estiva têm neste momento muito mais idade do que tinham quando houve a grande reforma do sector na década de 90 e estão de novo a colocar em cima da mesa uma situação que tem a ver com a dificuldade de exercer algumas funções”, declarou Berta Cabral.
A secretária regional pretende saber junto do Governo da República e da Segurança “qual é o ponto de situação deste trabalho, desde 2016, ainda com a ministra Ana Paula Vitorino”, bem como saber o que “foi feito e que evolução teve”.
A titular da pasta das Infra-estruturas referiu que, de acordo com a OPERPDL — Sociedade de Operações Portuárias de Ponta Delgada, Lda, “cerca de 30% dos trabalhadores portuários têm baixas frequentes”.
Este é “já é um número significativo, o que faz efectivamente repensar que os portos têm que continuar a operar com eficácia e eficiência e ter pessoas a 100% em condições para trabalhar”, frisou a secretária regional.
Por seu lado, o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários do Grupo Oriental dos Açores, César Viveiros, mostrou-se satisfeito com a reunião e tem “esperança que [Berta Cabral] vai procurar dentro dos possíveis, e do que é possível a nível regional, uma solução para antecipar a idade da reforma”.
O responsável referiu que os trabalhadores estão com uma idade “de certa maneira já bastante avançada e exercem um tipo de serviço desgastante e perigoso, sujeito a diversas adversidades”.
Os trabalhadores portuários, que vão para a reforma aos 66 anos, pretendem antecipar a sua saída, mas não têm uma idade definida, segundo César Viveiros.
Ninguém está a ver trabalhadores com 65 anos em cima dos navios na região”, disse, tendo sugerido os 60 anos como potencial idade de reforma.
O dirigente sindical referiu que, “dos 27 trabalhadores mais antigos, só dois não tiveram acidentes de trabalho e alguns [tiveram acidentes] por diversas vezes”.
Neste momento existem 38 estivadores ao serviço no porto de Ponta Delgada.

Share

Print
Ordem da notícia1240

Theme picker