Inaugurada a beneficiação do Burguete na Achadinha
Diário dos Açores

Inaugurada a beneficiação do Burguete na Achadinha

Previous Article Previous Article Ribeira Grande assinala data da morte de Gaspar Frutuoso
Next Article Covid-19: Governo anuncia fim do uso obrigatório de máscara nos transportes e farmácias Covid-19: Governo anuncia fim do uso obrigatório de máscara nos transportes e farmácias

O concelho do Nordeste viu inaugurada mais uma obra de beneficiação de uma via de comunicação, composta por um troço urbano e outro florestal, desta vez na freguesia da Achadinha, especificamente no Burguete.
Trata-se de uma beneficiação há muito aguardada pela Junta de Freguesia da Achadinha e pela Câmara do Nordeste, como referiram ambos os autarcas por ocasião da inauguração, e que em apenas dois anos, com o actual Governo Regional, ficou resolvida.
Importante para o arranque da obra foi também o contributo do deputado eleito pelo concelho, Flávio Soares, como referido pelo presidente da Junta de Freguesia da Achadinha.
À semelhança do Caminho de São João, em Santo António de Nordestinho, cuja obra de beneficiação foi inaugurada na semana passada, o Caminho do Burguete, na Achadinha, por ser de calçada e com grande desgaste face aos anos em que foi ali colocada, não apresentava condições de segurança, sobretudo junto à zona urbana, sendo uma via desconfortável e ruidosa.
A beneficiação agora efetuada, no valor de 314.500 mil euros -obra da responsabilidade da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através da Direcção Regional dos Recursos Florestais, e executada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas - tem um elevado impacto social, agroflorestal e turístico, por servir cerca de 100 moradores, 40 explorações agrícolas e uma vasta área de mata pública, e ainda por ter acesso ao parque eólico e ao Pico da Vara através do planalto dos Graminhais, referiu o director regional dos Recursos Florestais, Filipe Tavares, no acto inaugural.
Foram beneficiados um total de 900 metros de caminho, sendo o troço respeitante à zona urbana de 460 metros e 430 metros de zona agroflorestal.
A intervenção consistiu na remoção da calçada, pavimentação da via e execução de lancis, de passeios e de sistema de drenagem de águas. Na zona a montante, zona agrícola, a pavimentação foi em betão armado, tendo também sido executado o sistema de drenagem de águas pluviais. Aproveitando a beneficiação em curso, a Câmara Municipal do Nordeste procedeu à renovação da rede de águas da malha urbana, correspondendo o custo da obra a 25 mil euros.  A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas,Berta Cabral, a representar o Governo Regional, aproveitou a inauguração da beneficiação do Caminho Florestal da Achadinha para anunciar e deixar o compromisso de que o Governo Regional está a trabalhar na revisão da gestão das vias de comunicação, considerando que se encontra desactualizada e que, entre outros efeitos, acaba por acarretar encargos para os municípios com vias que não são da sua competência.
A secretária regional referiu também a importância que as vias de comunicação têm no desenvolvimento quer seja de uma localidadede um concelho ou ilha, por trazerem valor acrescentado a vários sectores e consequentemente emprego e riqueza, dando o exemploda beneficiação do Caminho Florestal da Achadinha que agora terá melhores condições para a exploração das matas, para as explorações agrícolas que com melhores acessos poderão aumentar a sua rentabilidade, e para a própria zona urbana que passa a ter mais condições não só para habitação como para a criação de serviços se assim o entender.

Share

Print

Theme picker