Ribeira Grande assinala data da morte de Gaspar Frutuoso
Diário dos Açores

Ribeira Grande assinala data da morte de Gaspar Frutuoso

Next Article Inaugurada a beneficiação do Burguete na Achadinha Inaugurada a beneficiação do Burguete na Achadinha

A Câmara Municipal da Ribeira Grande assinalou a data do falecimento de Gaspar Frutuoso, com vários momentos evocativos.
As cerimónias começaram com a colocação de uma coroa de flores junto ao mausoléu de Gaspar Frutuoso, no cemitério Nossa Senhora da Estrela e que contou com a presença da secretária regional da educação e assuntos culturais, Sofia Ribeiro e com a guarda de honra dos bombeiros voluntários da Ribeira Grande.
De seguida decorreu uma missa campal junto à estátua de Gaspar Frutuoso, no largo com o seu nome, seguida de uma palestra de Mário Moura, terminando as cerimónias com uma Gala Lírica no teatro Ribeiragrandense.
Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância das comemorações: “Ao longo do ano temos vindo a organizar vários momentos evocativos sobre os 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso. Preservar a sua memória é determinante para que os mais jovens possam saber quem foi e o que fez. É, para nós ribeiragrandenses, uma figura que merece ficar perpetuada no tempo”.
Falecido a 24 de Agosto de 1591, Gaspar Frutuoso foi vigário geral da Matriz da Ribeira Grande e autor de inúmeros livros, entre os quais “Saudades da Terra”, uma obra de seis volumes e considerada uma referência para o conhecimento da Macaronésia no final do século XVI.
As comemorações dos 500 anos de Gaspar Frutuoso vão continuar com um seminário sobre a sua vida e obra, que decorrerá em Outubro e com o relançamento de um concurso literário.
Os eventos contam com o alto patrocínio da presidência do Governo Regional dos Açores e da Universidade dos Açores, através da fundação Gaspar Frutuoso.
Presentes nas cerimónias estiveram o presidente da Assembleia Municipal, José Luís Pontes, o vice-presidente Carlos Anselmo, os vereadores José António Garcia, Cátia Sousa e João Dâmaso Moniz e os presidentes das juntas de freguesia de Calhetas, Cátia Tavares, do Pico da Pedra, Fábio Bernardo, de Rabo de Peixe, Jaime Vieira, da Ribeira Seca, José Manuel Aguiar, da Conceição, Gisela Paz, da Matriz, André Mendonça, da Ribeirinha, Marco Furtado, do Porto Formoso, Rúben Adriano e da Lomba da Maia, Alberto Ponte. Da freguesia da Maia esteve o secretário da junta Hugo Pereira.

Share

Print

Theme picker