“Stock” de empréstimos à habitação aumentou 4,8% em Julho
Diário dos Açores

“Stock” de empréstimos à habitação aumentou 4,8% em Julho

Previous Article Previous Article “É necessário criar formas de apoio que visem combater as desigualdades sociais e a consequente exclusão social e pobreza.”
Next Article Ministro diz que incêndios são “cada vez mais exigentes” e “complexos” Ministro diz que incêndios são “cada vez mais exigentes” e “complexos”

O “stock” de empréstimos aos particulares para habitação e consumo atingiu em Julho 99.500 e 20.300 milhões de euros, respectivamente, mais 4,8% e 5,5% em termos homólogos, informou o Banco de Portugal (BdP).
De acordo com as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares do banco central, no final de Julho o montante total de crédito às empresas era de 76.800 milhões de euros, mais 1,6% em relação a Julho de 2021 e o valor mais baixo desde Março de 2020.
Segundo o BdP, “esta desaceleração foi transversal a todas as classes de dimensão e mais expressiva nas pequenas e grandes empresas”, sendo que no caso das grandes empresas, a taxa de variação anual foi de 0,2%, que compara com 3,6% no mês anterior. Quanto aos depósitos, no final de Maio os particulares tinham depositado nos bancos residentes 182.700 milhões de euros, mais 7,2% face a Julho de 2021.
Já as empresas tinham 63.300 milhões de euros em depósitos, um aumento homólogo de 11,0%.
O BdP sublinha que a evolução dos empréstimos e dos depósitos é medida pela taxa de variação anual, o que significa que é calculada apenas com base no montante das transações (concessão e amortização/reembolso de empréstimos e depósitos), desconsiderando outros efeitos (por exemplo, cambiais). As estatísticas de empréstimos e depósitos bancários serão actualizadas em 27 de Setembro.

Share

Print

Theme picker