Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne-se no Canadá
Diário dos Açores

Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne-se no Canadá

Previous Article Previous Article Vasco Cordeiro em todas as ilhas para encontros com militantes e simpatizantes
Next Article “Quem quer mudança de política tem de derrubar o Governo”, avisa Costa “Quem quer mudança de política tem de derrubar o Governo”, avisa Costa

A Presidência do Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, promove a XXIV Assembleia-geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA), de 2 a 4 de Setembro, no Canadá, na cidade de Winnipeg.
A realização deste encontro tem como principais objectivos a análise e o debate acerca dos principais desafios que as Casas dos Açores enfrentam actualmente, sendo a sessão de abertura presidida pelo Director Regional das Comunidades, José Andrade, em representação do Presidente do Governo Regional.
Participam nesta reunião os dirigentes das instituições que se encontram sediadas no Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Bermuda, Portugal Continental e Madeira e a recém-criada Casa dos Açores do Estado do Espírito Santo, na qualidade de observadora.
Da programação do encontro destaca-se a realização de sessões plenárias, bem como a entrega das Medalhas de Mérito à Banda Portuguesa Lira de Fátima de Winnipeg e empresa Bee Clean Building Maintenance, e a da Menção “Produto Açoriano de Qualidade” - Compota de Figo, produzido pela Quintal dos Açores.
Este órgão reúne-se anualmente em assembleia-geral e tem uma presidência rotativa assumida, este ano, pela Casa dos Açores de Winnipeg, que celebra 30 anos de existência.
Integram este Conselho Mundial as Casas dos Açores de Lisboa, Rio de Janeiro, Hilmar, Quebeque, Norte, São Paulo, Nova Inglaterra, Ontário, Winnipeg, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Bermuda, Maranhão e Madeira.
O Conselho Mundial das Casas dos Açores foi criado em 13 de Novembro de 1997, na ilha do Faial, cidade da Horta, com o objectivo de promover e desenvolver actividades que contribuam para a afirmação dos Açores e da sua diáspora no mundo e para o desenvolvimento de relações sociais, culturais e económicas entre o arquipélago e as regiões de implantação de cada uma das Casas dos Açores.

 

Share

Print
Ordem da notícia1255

Theme picker