Diário dos Açores

Tuberculose (ainda) mata

Previous Article Previous Article Navio de cruzeiros Insignia em escala inaugural em Ponta Delgada
Next Article Na morte de D. António Sousa Braga

Conselhos de médico

1 –A tuberculose é uma doença infeciosa causada por uma bactéria, Mycobacterium tuberculosis,ou bacilo de Koch, por ter sido descoberta por Robert Koch em 1882.
2 – A grande maioria da tuberculose é a pulmonar (TP), dado que se trata de uma doença respiratória, que se transmite através da tosse, espirro ou expetoração de pessoas infetadas em fase ativa. Existem também outras formas de tuberculose (cerca de 15%), nomeadamente a tuberculose óssea, Mal de Pott, descrita por Sir Percival Pott em 1779. Esta afeta essencialmente as vértebras dorsais (torácicas) e pode conduzir a paraplegia por lesão medular.
3 – Os Açores têm uma muito baixa incidência de TP (tuberculose Pulmonar), com menos de 10 casos por 100.000 habitantes (cerca de 20 casos/ ano).
4 – A tuberculose tem cura. Os tratamentos são eficazes em cerca de 85% dos casos. Os principais sintomas são febre, tosse, expetoração (por vezes com sangue), mal-estar geral, “falta de forças” e dificuldades respiratórias. Se a doença não é “apanhada” no seu início o tratamento é muito mais difícil e o risco de sequelas graves é muito maior.
5 – Apesar do conhecimento científico e dos tratamentos possíveis a verdade é que esta doença infeciosa é a segunda que mais mortes causa em todo o mundo, logo atrás da Covid-19 e é a 13ª causa de morte no mundo. No continente africano a situação é grave, muito grave, sendo mesmo catastrófica nas crianças abaixo dos 15 anos.
6 – No mundo inteiro morrem cerca de 700 crianças de tuberculose pulmonar por cada dia que passa…!!! A maioria destas mortes são em países pobres…!!! E é uma doença que tem cura…!!! “Só” falta a intervenção política e o dinheiro para financiar a prevenção, a deteção (cerca de dois terços dos casos no continente africano não são diagnosticados) e o tratamento.
7 –As deficientes condições de higiene, a má alimentação e a fome e a deficiente cobertura por serviços de saúde são as principais causas para este flagelo.
8 – O tratamento é feito à base de antibióticos específicos para o combate ao bacilo de Koch. Isoniazida, rifampicina, etambutol, pirazinamida e outros são muito eficazes na TP. O tratamento habitualmente é muito prolongado, podendo variar entre 9 a 12 meses…!!! O período de maior contágio é nas primeiras 3 semanas da doença ativa.
8 - Se os países com dinheiro quisessem ajudar quem mais precisa o mundo seria muito mais justo. A desigualdade é um dos fatores de “injustiça” entre os Homens. Esta doença não é nada “democrática”.Em Portugal muito se tem falado do encerramento temporário de alguns serviços de obstetrícia. Existem locais por esse mundo fora onde este e outros serviços … simplesmente não existem. Não é justo. O Mundo poderia ser muito melhor. Como diria o Sérgio Godinho ”… só há liberdade a sério quando houver a paz, o pão, habitação, saúde, educação…”.

NOTA 1 – Os serviços de Assistência Nacional aos Tuberculosos foram fundados pela Rainha D. Amélia em 1899. Depois de muitas alterações legislativas durante o século 20, só em 1975 é que foi promulgado o Decreto-Lei 260/75, de 26 de maio, que criou o Serviço de Luta Anti-Tuberculosa (SLAT). Na minha formação médica, durante o internato geral, fiz estágio em 1984 no SLAT de Ponta Delgada, junto ao Campo de S. Francisco.
NOTA 2 –Haja saúde. Haja saúde. Haja saúde.Mais justiça social e mais igualdade no Mundo precisa-se.


* Médico fisiatra e especialista em Medicina Desportiva

António Raposo*

Share

Print

Theme picker