Outono chega amanhã aos Açores com forte tempestade tropical
Diário dos Açores

Outono chega amanhã aos Açores com forte tempestade tropical

Previous Article Previous Article Açoriano a viver no México descreve momentos de pânico num sismo que vitimou 2 pessoas
Next Article Hoje é dia Internacional da Democracia

O Outono astronómico começa amanhã, exatamente à 01h04 da madrugada.
 Nesta mesma hora, o sol atravessa o equador celeste e muda para o hemisfério sul do firmamento, marcando o início do Outono.
De um ponto de vista astronómico, dia e noite têm a mesma duração em todo o mundo.
 É por isso que este ponto no tempo é chamado o ‘equinócio’”, explica Björn Goldhausen, assessor de imprensa e meteorologista da Tempo & Radar.
 A partir do “equinócio”, os dias no hemisfério norte tornam-se mais curtos em até cinco minutos por dia.
No hemisfério sul, no entanto, os dias tornam-se mais longos e a primavera começa.
As diferenças sazonais na duração do dia e da noite estão relacionadas com a inclinação do eixo da Terra.
Segundo Goldhausen, “no verão
(norte), a Terra vira o hemisfério norte em direcção ao sol, e no inverno (norte) vira o hemisfério sul em direcção ao sol. Como resultado, a duração do dia na Europa Central varia entre cerca de 8 horas em dezembro e até 17 horas em junho. No hemisfério sul, é o contrário. No início do outono e da primavera, por outro lado, ambos os hemisférios são igualmente alcançados pelo sol, e o dia e a noite duram agora cerca de 12 horas em todo o lado”.


Tempestade tropical Gaston ao largo dos Açores

O IPMA informou ontem que o centro da tempestade tropical GASTON localizava-se a aproximadamente 1050km a oeste/sudoeste (W/SW) da ilha das Flores, com uma pressão mínima no seu centro de 1000 hPa e com uma velocidade de deslocamento de 26 km/h para nordeste (NE).
Hoje, o ciclone deverá alterar a sua trajetória para leste, prevendo-se que amanhã, às 18:00UTC, seja o momento em que se encontre mais próximo do arquipélago (130 km a norte do Corvo).
Nestas condições, prevê-se que a sua influência comece a sentir-se a partir de hoje no Grupo Ocidental com precipitação que poderá ser por vezes forte, sendo o período com vento mais forte amanhã à tarde nas ilhas Flores e Corvo com rajadas da ordem dos 90 km/h.
 Amanhã também deverão ocorrer períodos de chuva a começar pelo grupo Central e a estender-se ao Grupo Oriental.
A parte mais ativa desta tempestade, em termos de vento e precipitação, deverá ocorrer a norte do arquipélago.
Sugere-se, no entanto, o acompanhamento da previsão devido à incerteza relativa à sua trajetória.
Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA(www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt), segundo comunicado do IPMA que vimos citando.

Share

Print
Ordem da notícia1341

Theme picker