Lagoa participa em reuniões do projecto Capt2 em Ponte de Sor e Mértola
Diário dos Açores

Lagoa participa em reuniões do projecto Capt2 em Ponte de Sor e Mértola

Previous Article Venha ao 36º celebrar o 20º aniversário dos Colóquios da Lusofonia
Next Article Campo de São Francisco acolhe hoje concertos e exposição de animais de quinta Campo de São Francisco acolhe hoje concertos e exposição de animais de quinta

A Câmara Municipal de Lagoa participou nas reuniões de rede do projecto «Capt2 – Circularidade da Água, por todos e para todos», em Ponte de Sor, nos dias 27 e 28 de Setembro, e em Mértola, a 28 e 29 de Setembro.
Esta foi mais uma reunião da iniciativa da Rede Nacional de Cidades Circulares e da Direcção Geral do Território. Marcaram presença, neste evento, vários representantes dos municípios de Águeda, Guimarães, Mértola, Loulé, Oeiras e Oliveira de Frades, contando, pela Câmara Municipal de Lagoa, a presença de Andreia Delfim e Clara Ganhão.
Estiveram, também, presentes os elementos da equipa nacional do Capt2, nomeadamente o perito metodológico da iniciativa de cidades circulares designado pela Direcção Geral do Território, Eurico Neves, e representantes do Projecto do Laboratório da Paisagem.
A primeira reunião decorreu no Centro Cultural de Montargil, com a apresentação da masterclasse pela professora Manuela Moreira da Silva. No dia seguinte, teve lugar no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, a apresentação do roadmap de todos os parceiros e foi realizado um exercício de Peer Review. Foi, ainda, apresentada uma boa prática das Águas do Alto Alentejo, seguido de uma visita de todos os parceiros ao Museu no Centro de Artes e Cultura.
A segunda reunião, em Mértola, incluiu a apresentação do trabalho desenvolvido por cada parceiro em relação às reuniões do grupo de acção local e a apresentação do template do Plano Local de Acção Integrado (PLAI) por parte do perito, e definição do calendário para o seu desenvolvimento. Da parte da tarde, os parceiros da rede Capt2 realizaram uma visita à Horta da Malhadinha, onde puderam assistir a um exemplo de prática agrícola e gestão de espaços verdes adaptados à aridez, e também uma visita à Herdade dos Lagos, uma produção agrícola de uso sustentável da água.
De lembrar que hoje assinala-se o Dia Nacional da Água, celebrado em Portugal com o objectivo de sensibilizar a população em geral para a importância de um recurso cada vez mais escasso, consciencializando para um uso mais eficiente da água e para o seu valor em todas as suas dimensões - sociais, ambiental e económica.

Share

Print

Theme picker