Diário dos Açores

Nos próximos anos, o turismo na Região vai…

Previous Article Previous Article Mercado da Graça poderá reabrir até 31 de Agosto de 2023
Next Article Ordem dos Arquitectos vai homenagear segunda-feira 4 arquitectos no Teatro Micaelense Ordem dos Arquitectos vai homenagear segunda-feira 4 arquitectos no Teatro Micaelense

Aumentar. De acordo com o inquérito realizado pelo Observatório do Turismo dos Açores referente à perceção dos seus residentesface ao desenvolvimento do turismo na Região , 59,4% dos inquiridos consideram que, nos próximos anos, o turismo na Região vai aumentar, enquanto 27% e 13,6% afirma que irá manter-se e até diminuir, respetivamente.
Adicionalmente, umas das conclusões deste estudo corrobora que, segundo os residentes da Região,o aumento do turismo irá permitir não só criar novos postos de trabalho (93,1%), como desenvolver as atividades económicas locais/típicas (88,2%), atrair mais investimento (86,8%), garantir que o dinheiro gasto pelos turistas fica nos Açores (84,3%), aumentar o rendimento (76,8%) e, ainda, melhorar as infraestruturas públicas (vias de comunicação rodoviárias, instalações desportivas/culturais).
Paralelamente às perceções dos residentes relativamente ao aumento do turismo, importa referir que também o presidente do Governo dos Açores afirmou, recentemente, durante um encontro com empresários e dirigentes associativos da comunidade de emigrantes e descendentes açorianos e portugueses, que a Região dos Açores é uma “terra de oportunidades”e de “muito futuro”. E a verdade é que, apesar do impacto brutal que a pandemia teve, tanto a nível económico, como social,os Açores souberam reagir e responder rapidamente às adversidades.
A resiliência demonstrada durante todo o período pandémico, com o rigoroso cumprimento das medidas de contenção da COVID-19, que levaram, inclusivamente, ao cancelamento de grandes festividades tradicionais, como asprogramações de Natal e passagem de ano, permitiu ajudar a recuperar a economia da Região, bem como gerar confiança junto dos diferentes consumidores, posicionando os Açores como um destino seguro.
Este esforço levou, no seguimentoda distinção que a Região recebeu enquanto destino seguro para férias em 2022 pela European Safest Destination, ao aumento da atividade turística e, consequentemente, de acordo com o relatório da REDUNIQ Insights, ao aumento de 40% da faturação no primeiro semestre do ano em comparação com o período homólogo. Paralelamentea este aumento, e segundo o mesmo relatório, tanto a faturação nacional, como a faturação estrangeira, registaram valores positivos na ordem dos 25% e 193%, respetivamente, sendo que, no segundo trimestre, os setores que mais cresceram foram a Hotelaria e Atividades Turísticas (169%), a Moda (75%), as Perfumarias (75%) e a Restauração (62%).
Tendo em conta que este mês assinalamos o Dia Mundial do Turismo,importa enaltecer a caminhada que a Região tem vindo a trilhar até aqui. Este aumento da faturação e, simultaneamente, do número de dormidas em alojamentos turísticos (a superar os valores de 2019, de acordo com oServiço Regional de Estatística), tem permitido fortalecer, a nível nacional e internacional, em particular na Europa, as caraterísticas únicas dos Açores, alavancando a atração de investimento na Regiãoquer para o setor turístico, como para outros setores adjacentes e de importância para a economia regional.
No entanto, importa referir que, para continuar a impulsionar este crescimento e respetivo posicionamento da Região a nível mundial, é fundamental que, além do investimento em novos negócios, haja uma preocupação na atualização, a nível digital, dos que já existem, de forma a torná-los mais competitivos e adaptados ao consumidor. Na área dos pagamentos, por exemplo, essa evolução terá de passar, por um lado, pela adaptação dos terminais de pagamento às novas dinâmicas de consumo do cliente nacional, cada vez mais digital e multiplataforma (falo especificamente da adoção do contactless), e, por outro lado, pela integração das tecnologias DCC -– Dynamic Currency Conversion e Tax Free, de forma a facilitar o acesso do cliente estrangeiro aos negócios locais.


* Coordenador da Região Ilhas da UNICRE

Duarte Nunes*

Share

Print

Theme picker