Ponta Delgada e Belmonte promovem recital de música de câmara no Conservatório Regional
Diário dos Açores

Ponta Delgada e Belmonte promovem recital de música de câmara no Conservatório Regional

Previous Article Previous Article Pedro Nascimento Cabral defende “acção multidisciplinar que dignifique a obra de Gaspar Frutuoso”
Next Article Sossego e paz que vão faltando

A sala Margarida Magalhães Sousa do Conservatório Regional de Ponta Delgada vai acolher, este domingo, pelas 21h30, um recital de música de câmara protagonizado pelos músicos Alexander Stretile (piano) e Beatriz Jorge (flauta transversal).
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada em estreita articulação com o Município de Belmonte, decorrendo do protocolo de geminação e do bom relacionamento institucional entre as autarquias.
Alexander Stretile, refira-se, iniciou os seus estudos musicais aos 3 anos, na Ucrânia, e, em 2010, ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional, seguindo depois estudos na Universidade de Aveiro onde concluiu a Licenciatura em Performance, no ano de 2020.
Actualmente, estuda na Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne”, sendo orientado pelo professor Manuel Araújo.
Stretile foi Vencedor de diversos concursos nacionais e internacionais como “Tchaikovsky Competition” de Kamyanka, Concurso Nacional “Pianistas Virtuosos”, Concurso “Cidade do Fundão”, Concurso Czerny na Escola de Música do Conservatório Nacional, Prémio Sardoal Jovem Talento e Prémio Frederico de Freitas. Laureado de concursos “Cidade de Almada”, Concurso Nacional de São Teutónio, Concurso Internacional Hulak-Artemovsky.
Beatriz Jorge, por seu turno, começou os seus estudos musicais com 8 anos no Conservatório Regional de Castelo Branco, na classe da professora Rita Malão. Ingressou depois na Escola Superior de Música de Lisboa, onde fez a sua licenciatura em música, na classe do professor Anthony Pringsheim, seguindo depois para o mestrado em ensino da música, na Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco) na classe da professora Katharine Rawdon.
Colaborou com as orquestras de sopros e sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, do Conservatório Regional de Castelo Branco e da Escola Superior de Artes Aplicadas, apresentando-se regularmente, nos últimos anos, na Orquestra de Jovens de Castelo Branco e na Sinfonietta de Castelo Branco, na qual integra a direcção.
O protocolo de geminação entre os Municípios de Ponta Delgada e Belmonte foi assinado em Julho de 2021, tendo como principal premissa o reforço dos laços históricos e culturais entre as autarquias.

Share

Print

Theme picker