Diário dos Açores

Não deixe que a mudança de estação seja sinónimo de tosse

Previous Article O cérebro precisa de ir ao ginásio!
Next Article Ano pastoral começa hoje na Diocese de Angra Ano pastoral começa hoje na Diocese de Angra

Os dias já se notam mais curtos e o sol já não está tão forte. É verdade, o outono já chegou e, com ele, as descidas de temperatura e as infeções respiratórias. Nesta altura, é essencial fortalecer o sistema imunitário e garantir que as características da estação não interferem com o bem-estar das pessoas.
Com os dias mais frios começa a notar-se alguma vulnerabilidade nas defesas imunitárias das pessoas que, na sua rotina ativa, podem nem dar por isso. A tosse é um dos sintomas que surge muito nesta altura. A tosse não é mais do que a reação natural do organismo ao contacto das vias respiratórias com agentes irritantes (bactérias, vírus, poluição) ou alérgenos (pólenes). Estes provocam uma irritação que desencadeia um mecanismo de reflexo e uma inflamação, dois fenómenos que dão lugar à tosse. O próprio ar frio e seco pode causar a irritação das vias respiratórias desencadeando este mecanismo.
Mas porque é que a tosse pode surgir mais nesta estação? Desde logo pelo arrefecimento do meio ambiente que, além de poder irritar diretamente o sistema respiratório, leva a mais gripes, constipações e infeções respiratórias, como bronquites. Estas, consequentemente, causam tosse para expulsar os corpos estranhos ou secreções brônquicas através das vias respiratórias. Se pensarmos bem, até a própria roupa, que se torna mais quente e que está guardada há mais tempo, pode ter ácaros e outros agentes irritantes que podem levar a este reflexo defensivo do organismo. Por toda esta exposição e desconforto causado pela tosse, é importante proteger o organismo, optando por soluções naturais que ajudem no tratamento tanto da tosse seca ou da produtiva. Nestes casos, os medicamentos homeopáticos podem ser os parceiros ideais, pois são seguros, eficazes e sem efeitos secundários de relevo. Stodal® é uma solução natural não sujeita a receita médica, tradicionalmente utilizada no tratamento da tosse seca, com expetoração ou evolutiva, independentemente da causa. Além disso, é ideal para crianças (a partir dos dois anos) e adultos e está disponível em farmácias e parafarmácias. Este pode ser o seu aliado para qualquer tipode tosse.
Comece o outono com o pé direito e não deixe que a tosse o impeça de desfrutar o que esta estação tem de melhor!

 

*  Médica de Família e Especialista em Homeopatia

Cristina Casaseca-Aliste Mostaza*

Share

Print

Theme picker