Eugénia Leal é a primeira Provedora da Santa Casa de Vila Franca
Diário dos Açores

Eugénia Leal é a primeira Provedora da Santa Casa de Vila Franca

Previous Article Mário Santarém Andrade, referência cultural e cívica
Next Article GNR apreende 41 quilos de peixe subdimensionado em São Miguel GNR apreende 41 quilos de peixe subdimensionado em São Miguel

No salão nobre da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, foram empossados os novos órgãos sociais eleitos para o quadriénio 2023-2026.
Numa instituição com mais de 500 anos, Eugénia Leal é a primeira mulher a assumir a Provedoria.
Na sessão de tomada de posse, amplamente participada pelos irmãos da Santa Casa, convidados e colaboradores, a Provedora eleita partilhou com os presentes as intenções, objectivos e prioridades da sua equipa para o quadriénio privilegiando as parcerias, públicas e privadas, e a participação activa dos colaboradores na missão da Irmandade da Misericórdia.
Eugénia Leal sublinhou, no seu discurso, que “é com humildade no servir e sentido de comunidade cristã, que os voluntários agora eleitos se disponibilizam para dar um pouco de si aos que mais precisam certa de que todos nunca serão demais”.
Neste sentido, anunciou a intenção de já este ano promover a criação de um serviço de voluntariado para apoio à instituição e aos seus utentes, nomeadamente os mais frágeis.
Numa instituição que tem à volta de 200 colaboradores (entre efectivos e programas ocupacionais) e 900 utentes, a lista de necessidades, como em qualquer grande instituição, é longa pelo que Eugénia Leal elencou aquelas que a instituição e a sua equipa definem como prioritárias: novo espaço para CATL de São Pedro, reestruturação do funcionamento dos Convívios de Idosos, necessidade de um Centro de Dia, a urgência na criação de espaço próprio para o funcionamento da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo e continuar a apostar na implementação do Sistema de Gestão de Qualidade. Mostrou, ainda, toda a disponibilidade institucional para colaborar na implementação de novas respostas, de que é exemplo o Programa Novos Idosos.
A Provedora apelou ao Governo Regional, na presença do seu Vice-presidente, Artur Lima, no sentido da continuidade da parceria privilegiada com o mesmo focalizando o encontro de cada vez melhores e mais adequadas respostas, assim como adequação das comparticipações, especialmente em tempos de crise económica e inflação. O apelo também se estendeu à Câmara Municipal, juntas de Freguesia, outras IPSS, escolas e a todos os que, de boa fé, estejam disponíveis para participar, colaborar, envolver na nobre missão da Santa Casa, ajudar quem mais precisa.
Eugénia Leal terminou a sua intervenção sublinhando o compromisso da sua equipa em, de acordo com os estatutos da instituição, dar cumprimento aos actos de expressão cultural e religiosa, com destaque para a grande festa em honra do Senhor Bom Jesus da Pedra.
De seguida, a Provedora Eugénia Leal e o Vice-presidente do Governo, Artur Lima, descerraram a fotografia do provedor cessante, Lucindo Couto, na galeria do Salão Nobre.
No final, todos os presentes foram convidados a dirigir-se à Igreja da Misericórdia onde puderam participar numa oração e ouvir os hinos do Espírito Santo, de Nossa Senhora das Misericórdias e do Senhor Bom Jesus da Pedra.

Share

Print

Theme picker