Diário dos Açores

275 anos de presença açoriana em Santa Catarina

Previous Article Autonomia Preguiçosa
Next Article O que é a Lusofonia - Parte 8 (II) 20 anos de colóquios de 2002 - 2022

Em 6 de agosto de 1748 desembarcaram na Ilha de Santa Catarina os primeiros 461 açorianos e açorianas, de um total de quase 6 mil, que chegaram a Santa Catarina entre 1748 e 1754. O navio que mais transportou açorianos para Santa Catarina foi o Nossa Senhora da Conceição e Porto Seguro que embarcou 2.054 açorianos em Angra, na Ilha Terceira em 1749, 1750, 1752 e 1753. Em 1756, esse navio, campeão de transporte de açorianos, embarcou 520 pessoas na Ilha da Madeira.
Infelizmente, ele naufragou no litoral da Bahia, tendo morrido quase todos os embarcados. Os sobreviventes não vieram para Santa Catarina. Em 1749, 59 madeirenses tinham chegado a Santa Catarina no navio Nossa Senhora das Maravilhas, Santo Antônio Almas.
Portanto, entre os cerca de 6 mil portugueses desembarcados em Santa Catarina nesse período, apenas 59 eram provenientes da Ilha da Madeira, menos de um por cento do total. Os açorianos eram a maioria quase absoluta, provenientes, das ilhas centrais (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial).
Hoje, uma pessoa que tenha antepassados nascidos no litoral de Santa Catarina nos séculos XVIII e XIX, dificilmente não terá em sua árvore genealógica vários açorianos. Entre meados do século XIX e os anos de 1980, os descendentes dos açorianos passaram a ser denominados de manezinhos e considerados indolentes e preguiçosos. Somente no final do século XX, essa população precisou designar sua identidade quando foi confrontada, sobretudo pelas campanhas midiáticas contra a chamada Farra do Boi (descendente da tourada à corda).
De modo geral, passou-se a chamar de açoriano tudo que fosse típico do litoral. Não é bem assim! Mas os documentos revelam que, de fato, a maioria da população do litoral de Santa Catarina tem duas grandes vertentes, a açoriana e a africana. Sim, cerca de 20% dessa população tem origem na África também! Os habitantes do litoral catarinense têm muito orgulho de dizer: Somos açorianos!

Sérgio Luiz Ferreira*

*Presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina e do Conselho Mundial das Casas dos Açores.

Share

Print

Theme picker