PS acusa Governo de “incompetência” no porto de Ponta Delgada
Diário dos Açores

PS acusa Governo de “incompetência” no porto de Ponta Delgada

Previous Article Previous Article BE critica falta de discussão pública sobre obras no centro de Ponta Delgada
Next Article Lagoa celebra a Festa em Honra de Nossa Senhora da Estrela Lagoa celebra a Festa em Honra de Nossa Senhora da Estrela

“A situação que se vive no porto de Ponta Delgada é reveladora do estado a que chegou a actual governação nos Açores”, acusa o PS em nota divulgada ontem.
 “Apesar dos diversos avisos, apesar dos sucessivos alertas, o Governo e a Portos dos Açores deixaram a maior infraestrutura portuária da Região ser afectada ao ponto de ficar em risco a sua operacionalidade”, denunciou Humberto Bettencourt, membro do Secretariado do PS de Ponta Delgada.
  Para o PS Ponta Delgada, as recentes avarias das gruas que operam no Porto de Ponta Delgada “apenas ilustram a ausência de investimento e a falha sucessiva em acautelar uma gestão previdente e proactiva”.
“É uma tremenda irresponsabilidade provocada pela inacção do Governo e da Portos dos Açores. A paralisia e a letargia são as imagens de marca de uma governação que, infelizmente, tem puxado os Açores para baixo”, referiu o socialista.
  “O concelho de Ponta Delgada é o principal motor do desenvolvimento económico da Região e o seu porto comercial é a principal porta de entrada das mercadorias e matérias-primas indispensáveis à economia regional”, acrescenta.
“O agravar reiterado dos constrangimentos no porto de Ponta Delgada penalizam a actividade económica e não se percebe o actavismo e a passividade demonstrados pelo Governo que, sucessivamente, e face aos problemas sinalizados, tem feito ouvidos de mercador e empurrado com a barriga para a frente. Exige-se, por isso, que o Governo actue e aja com soluções concretas. Ponta Delgada não pode continuar a sofrer com a paralisia e inacção do Governo da coligação, concluiu Humberto Bettencourt, membro do Secretariado do PS de Ponta Delgada.

Vasco Cordeiro sobre o porto das Lajes das Flores

Na abertura das Jornadas Parlamentares do PS, Vasco Cordeiro sublinhou que o “atraso no investimento do porto das Lajes está a condicionar e condicionará o futuro da ilha das Flores”.
“Mais de dois anos depois da destruição do porto das Lajes das Flores pelo furacão Lorenzo, ainda não há um fim à vista para a elaboração do projecto de reconstrução do molhe e do cais comercial daquele porto. A urgência já existia depois do Lorenzo, mas tornou-se ainda maior depois da mais recente tempestade (Efrain), que deixou a ponte cais totalmente desprotegida. É uma urgência evidente, como têm provado as dificuldades de abastecimento a esta ilha”, sublinhou o líder parlamentar do PS.
Vasco Cordeiro destacou que a ilha das Flores é “o exemplo da necessidade de uma resposta pronta, rápida e decidida por parte do Governo Regional”, mas também do “desnorte de um Ggoverno que se arrasta na resolução dos problemas e que arrasta os Açores para uma situação de letargia, de incapacidade e de degradação”.
O Presidente do PS/Açores realçou que “ninguém tem conhecimento daquilo que o Governo Regional pretende fazer para salvaguardar o abastecimento marítimo a esta ilha” e lembrou que o Executivo assinou um contrato, através do Fundo Regional da Coesão em Julho de 2021, com término em Janeiro de 2023, que “garantia a existência de um navio específico para abastecimento da ilha das Flores”.
“O Governo resolveu, à pressa, mandar esse navio embora, não se sabe com base em que informação. Este Governo já devia ter posto pés a caminho para dar uma resposta clara e satisfatória aos Florentinos. É um Governo pouco previdente, que reage tarde e a más horas e apenas sob pressão das circunstâncias”, salientou.
O líder parlamentar do PS salientou, ainda, que é necessário “melhorar a informação aos florentinos” para que estes saibam “o que é que está a ser feito para garantir a regularidade do abastecimento marítimo de mercadorias, para melhorar a operabilidade do seu porto e para garantir que esta ilha não é deixada para trás”.

Share

Print
Ordem da notícia1843

Theme picker