Diário dos Açores

Câmara Municipal reforça medidas de apoio à infância e famílias de Ponta Delgada

Previous Article Aspectos populares dos Açores
Next Article Requalificações urbanas  em Ponta Delgada Requalificações urbanas em Ponta Delgada

A Câmara Municipal de Ponta Delgada integrou dez novos animadores socioculturais na equipa da rede de Ateliers de Tempos Livres (ATL), medida que vem reforçar a política camarária de apoio às famílias e infância do concelho. 
Na sessão de assinatura dos contratos, a vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada Cristina Canto Tavares deu as boas-vindas e endereçou os “votos de sucesso” aos novos colaboradores no desempenho das suas funções, que, como ressalvou, passarão a fazer parte de um “plano social e responsabilidade maiores” do município que tem em vista proteger e defender os interesses das famílias do concelho, nas suas mais variadas vertentes.
“Temos entre mãos a responsabilidade enorme - é um dever nosso, agora vosso, de todos. É nossa obrigação dar uma resposta de qualidade às 1250 crianças que diariamente frequentam a nossa rede de ATL”, acrescentou a autarca, na certeza de que os novos colaboradores possuem “as competências ideais” para prosseguirem com um projecto que é, por um lado, garante do “desenvolvimento educativo, pessoal e emocional das crianças do concelho” e, por outro, espelho das “políticas familiarmente responsáveis” implementadas pela autarquia.     
“A rede de ATL é dirigida a crianças dos 3 aos 10 anos e funciona num horário pós-lectivo, entre as 14h30 e as 19h00, pelo que o vosso contributo profissional será vital. Esta é uma resposta social para as famílias que têm encarregados de educação a trabalhar nesse período e que precisam de ter os seus filhos num local seguro e adequado para as suas idades”, lembrou a vereadora, que tem a seu cargo o pelouro da Gestão de Recursos Humanos.
Considerando tratar-se de um “dia a assinalar” por se estar a concretizar “o compromisso feito em 2022 de se reforçar o quadro de profissionais da rede de ATL da Câmara Municipal”, Cristina Canto Tavares aproveitou o momento para dar nota aos dez novos colaboradores de que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis acaba de distinguir o município por investir na implementação de uma política integrada de apoio às famílias de Ponta Delgada.  
Por fim, a vereadora fez questão de sublinhar que a autarquia está a apostar na formação e valorização dos colaboradores da autarquia e, de um modo específico, na especialização de competências dos animadores socioculturais.
“Estamos a investir muito na formação dos nossos animadores porque, cada vez mais, as crianças requerem respostas específicas por parte dos técnicos. Temos, por exemplo, crianças com necessidades educativas especiais e os tipos de famílias a que atendemos não correspondem sempre ao modelo tradicional. Portanto, temos vindo a disponibilizar ofertas formativas que preparam os nossos profissionais para gerir conflitos, desenvolver actividades seguras no recreio ou responder em casos de acidente”, aprofundou.
 

Share

Print

Theme picker