Herberto Silva é o novo Presidente das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra
Diário dos Açores

Herberto Silva é o novo Presidente das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra

Previous Article O paladino da emigração açoriana
Next Article PSD saúda abertura de Atendimento Urgente PSD saúda abertura de Atendimento Urgente

Herberto Silva, tendo por base a grande experiência da bem sucedida administração do associativismo comunitário assumiu no passado domingo a presidência das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, que se realizam em Fall River nos dias 23, 24, 25, 26 e 27 de agosto.
A posse foi conferida por Paul Coogan, mayor de Fall River, cidade onde as festas se realizam e teve lugar no Centro Cultural.
Natural do Porto Judeu, ilha Terceira, veio para os EUA em 1978 radicando-se em Lowell, Ma. Aqui assume a presidência da Sociedade do Espírito Santo.
Sente-se atraído pelos Amigos da Terceira em Pawtucket onde assume a vice-presidência em 2016 e 2018.
Eleito para a presidência nos quatro anos seguintes, qualidades que lhe merecem o convite para a presidência das Grandes Festas.
Já se fala na possibilidade de bandas vindas dos Açores e possivelmente do Canadá.
Vai ser mais uma forma de levar a grandeza das festas além Fall River.
Se são as maiores dos portugueses nos EUA que englobam a componente popular e religiosa exigem uma preparação cuidada para uma concretização de êxito.
“Sei que é um projeto de grande envergadura e grande responsabilidade.
Já senti o calor da multidão de gente que se estende entre o parque das Portas da Cidade e o Kennedy Park onde se desenrolam os arraiais… Este dia é histórico para mim ao tomar posse como presidente das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra. Nunca me havia passado pela ideia, um dia vir a assumir esta presidência. Resido em Lowell, a uma hora de caminho de Fall River, o que não constitui um entrave para esta honra”, disse Herberto Silva, que adiantou ao Portuguese Times: “Vejo-me aqui rodeado por gente com longa experiência, o que irá facilitar o desempenho das minhas funções. Sei que não vai ser uma tarefa fácil. Tenho a experiência administrativa que agora vou pôr à prova num grandioso projeto que acharam por be mem em me responsabilizar”.
E Herberto Silva aproveita o Portuguese Times para alertar a comunidade: “As Grandes Festas vão para a rua. Mas o seu brilho depende da comunidade. Fall River espera por todos vós para encher a Columbia Street. O Main Street, o Kennedy Park.
Tome já nota no vosso calendário: Agosto, 24, 25, 26, 27 de 2023”, concluiu Herberto Silva.
 
O regresso de Márcia Sousa da Ponte

Márcia Sousa da Ponte vai tentar pela segunda vez a vice-presidência das Grandes Festas. A primeira vez aconteceu no mandado de Joseph daSilva, que havia convidado a conterrânea para a vice-presidência. Entretanto surge a nomeação para a posição de vice-cônsul para o Consulado de Portugal em
Providence e Márcia vê-se obrigada a resignar.
Agora na posição de presidente da Portugal Solutions, Herberto Silva vai ter um grande reforço na sua administração, ao que não será alheio a sua posição de conselheira da Diáspora Açoriana.
Tudo isto aliado a uma formação em Administração, que será útil na preparação e conclusão das Grandes Festas rodeadas pelas mais de 250 mil pessoas. Estas palavras que surgem numa das homenagens atribuídas a Márcia Sousa significam os altos valores que a rodeiam e que vai ser um grandioso contributo ao êxito das Grandes Festas.
Mas tudo isto vem no prosseguimento de uma carreira que tem início nos Açores, onde ainda muito jovem participa em várias iniciativas culturais. Fez parte da Assembleia Municipal da Ribeira Grande. Frequentou a Universidade dos Açores onde conseguiu o bacharelato em Administração de Negócios. Nesta posição foi responsável pelo desenvolvimento de propostas de financiamento junto da Comunidade Europeia.
Em 2008 opta por vir para Rhode Island e em 2010 assume a posição de Técnica Administrativa. Em fevereiro de 2014 assumiu as funções de vice-cônsul de Portugal em Providence, posição que ocupa até 2018 no desenrolar de uma carreira notável. Teremos de realçar a sua ação junto do associativismo. Mas a sua coroa de glória foi a receção ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebido no arraial do Dia de Portugal /RI em 2018.
Atualmente faz parte do Conselho de Administração das Celebrações do Dia de Portugal/RI 2023, presidido por Al Nunes.
‘Eleita Conselheira da Diáspora do Governo Regional dos Açores, fundou e é presidente da Portugal Solutions.

Joe Silva aposta na projecção

Joseph Silva tem sido uma aposta na preservação e projeção das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra.
As posições conquistam-se pelo trabalho cuidado e neste caso baseado numa fé inquebrantável ao Divino Espírito Santo.
Em 2003 assume a vice-presidência e em 2005 a presidência das Grandes Festas do Divíno Espírito Santo da Nova Inglaterra.
Em 2007 funda a Irmandade do Bom Jesus da Vila de Rabo de Peixe numa homenagem à sua terra de origem.
São valores somente entendidos por quem os pratica.
Basta estar atento ao desfile do cortejo etnográfico do Bodo de Leite.
Quando se ouve o sino da igreja do Senhor Bom Jesus pela Columbia Street segue-se uma numerosa representação de casais com cesto de massa sovada para distribuir gratuitamente no Kennedy Park, sem esquecer um tradicional carro de bois. Quando se vê a coroa na procissão de domingo observa-se um numeroso grupo de crianças cuidadosamente vestidas em representação da irmandade.
O projeto do saudoso Heitor Sousa tem prevalecido ao longo dos anos na melhor homenagem que se pode prestar ao fundador e coordenador geral das Grandes Festas.
Joe Silva deixou Rabo de Peixe para o Canadá a 12 de junho de 1965. E o Canadá para os EUA a 28 de outubro de 1967.
Radicou-se em Fall River. Teve várias atividades profissionais. Tirou um curso de canalizador, que aplicou em projetos federais. Torna-se membro dos Amigos de Rabo de Peixe em 2001, que haviam sido fundados em 1964.
Em 1985 funda a Silva’s Construction, dedicada ao ramo da canalização para contratos federais.
Mas, como tudo se desenrola em volta do Espírito Santo, é o primeiro mordomo da recém formada Irmandade do Bom Jesus de Rabo de Peixe em 2008.
Neste mesmo ano é nomeado mordomo da Irmandade do Espírito Santo do Campo do Tio Mateus. Nesse ano volta a trazer aos EUA a Banda Progresso do Norte da Vila de Rabo de Peixe.
Convida David Bairos e servem pela primeifra vez as Sopas do Espírito Santo no Kennedy Park em Fall River, após a recitação do terço em frente ao Império e Coroa. Levanta a placa de identificação das Grandes Festas.

Francisco Fernandes coordena Cortejo Etnográfico do Bodo de Leite

Francisco Fernandes nasceu em Providence, mas é contagiado pelos valores religiosos e tradicionais junto da igreja de Nossa Senhora do Rosário a mais antiga, ativa nos EUA. O seu poder de ação realça junto da Irmandade do Espírito Santo de que vem a ser mordomo.
Tem sido elemento ativo junto daquela centenária  igreja, trabalhando muito perto junto de Ramiro Mendes, um dos dois fundadores da majestosa procissão anual junto daquela igreja.
Trabalhou com Clemente Anastácio na coordenação do cortejo etnogtráfico, adquirindo experiência que agora coloca responsável por aquele quadro vivo dos costumes e tradições da terra de origem a desfilar perante milhares de pessoas entre o parque das Portas da Cidade e o Kennedy Park.
Mas por mais boa vontade que tenha Francisco Fernandes, a verdade é que os grandes obreiros são as organizações que desfilam  com os vistosos carros de bois, ranchos folclóricos, réplicas de igrejas, tal como a de Rabo de Peixe, carros alegóricos das organizações, assim como os mais variados costumes e tradições.

Augusto Pessoa, exclusivo Portuguese Times/
Diário dos Açores

Share

Print

Theme picker