BPARLSR organiza sessão de Tertúlia Paleográfica a 6 de Maio
Diário dos Açores

BPARLSR organiza sessão de Tertúlia Paleográfica a 6 de Maio

Previous Article Terra Mãe e Direitos de Ser
Next Article Um prolongado jejum, uma barriga de fome, e uma lata de atum é o mais que um homem come

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro organiza, no próximo dia 6 de Maio, pelas 15h00 locais, mais uma sessão de Tertúlia Paleográfica em formato presencial e online.
Estas sessões decorrem sempre no primeiro sábado de cada mês e à mesma hora. Na Tertúlia deste mês, coordenada por Avelino Santos e orientada por João Ventura, serão analisados vários documentos pertencentes ao arquivo da família Barcelos Coelho Borges, referentes à reedificação da capela de Nossa Senhora da Assunção, mandada edificar por Pero Antão e sua mulher, Catarina Rodrigues, na Sé de Angra.
A Paleografia é a ciência que estuda a escrita ao longo dos tempos, tanto na forma como no conteúdo. Nas tertúlias far-se-ão leituras e interpretações de documentos escritos como cartas régias, escrituras, testamentos, registos paroquiais e outros, desde o século XVI ao XVIII.
João Manuel Diniz da Silva Ventura, é natural da ilha Terceira, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães, pela Universidade de Coimbra, com especialização em Ciências Documentais, ramo de Arquivo, pela mesma Universidade. De 2004 a 2007 colaborou com o Centro de Conhecimento dos Açores, onde se deu início à digitalização dos Registos Paroquiais. Posteriormente foi arquivista da Direcção Regional da Cultura.

Share

Print

Theme picker