Diário dos Açores

Estamos a dar respostas adequadas ao Trauma Psicológico?

Previous Article Previous Article Criada bolsa de estudos José Francisco Costa
Next Article Os mentirosos de São Bento

No passado dia 12 de maio, assisti a um webinar organizado pela Sociedade Europeia de Estudos de Stress Traumático (ESTSS), intitulado “Advancement of internet-based interventions for trauma and stress-related disorders”. Abordou-se a necessidade de novas soluções na prestação de cuidados de saúde mental em psicotraumatologia e foram apresentados estudos que estão a decorrer em vários países sobre o desenvolvimento de intervenções que fazem usoda Internet para as Perturbações Relacionadas com Trauma.
É com satisfação que assistimos à procura de novas respostas terapêuticas nesta área, mas não nos podemos esquecer que, embora a maioria da nossa população já tenha sido sujeita a pelo menos uma situação potencialmente traumática, ainda não temos no sistema público, uma rede de centros especificamente orientados para a intervenção em trauma.
Apesar da maior visibilidade que a comunicação social tem dado a acontecimentos que se podem revelar traumáticos, lembremo-nos dos grandes incêndios florestais no continente, ou da crise sísmica na ilha de S. Jorge, sem esquecer o papel da pandemia, a crise de refugiados da guerra na Ucrânia, ou os abusos sexuais na infância, não assistimos a qualquer esforço dos poderes públicos, na criação de serviços especializados em trauma e psicotraumatologia.
Especialmente no caso dos abusos sexuais,é crucial que a intervenção seja feita por técnicos especializados em terapias validadas cientificamente para o trauma. Não podemos continuar a oferecer a quem precisa de serviços especializados, respostas sem diferenciação.
Também é importante não esquecer que a exposição e discussão mediática das situações de abuso e trauma, como as que ocorreram no seio da igreja, acarreta muito sofrimento para as vítimas e respetivas famílias, especialmente para as que nunca conseguiram aceder às respostas adequadas.
Se o nosso país possuí técnicos com formação adequada em intervenção terapêutica no âmbito do trauma psicológico, o que é que falta para que a população que depende dos serviços públicos, possa aceder aos seus cuidados?
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos.
Um conselho da Direção Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

César Duarte Soares *

*Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde

Share

Print

Theme picker