Lagoa inicia época balnear a 10 de Junho
Diário dos Açores

Lagoa inicia época balnear a 10 de Junho

Previous Article Previous Article Parlamento debate descriminalização das drogas sintéticas a pensar nos Açores e na Madeira
Next Article Dos benefícios do tabaco para a Autonomia

A Câmara Municipal da Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa - CEFAL, em colaboração com diversas instituições regionais e forças vivas do concelho, irá realizar, a 12.ª edição da Limpeza da Orla Costeira e Subaquática, no dia 10 de Junho, assinalando o início da época balnear.
Esta acção de limpeza está aberta à participação individual e voluntária de todos os interessados, sendo que os participantes terão, durante esse dia, acesso gratuito ao Complexo Municipal de Piscinas e contará, igualmente, com a participação do Expolab – Centro de Ciência Viva que irá associar-se a este dia com uma acção intitulada “Onde se escondem os microplásticos”, no Porto dos Carneiros.
A limpeza da orla costeira é uma actividade que está inserida no plano anual de actividades do CEFAL, bem como no Programa Bandeira Azul, com o tema anual «Geodiversidade, sabes onde estendes a toalha?». Este ano, a limpeza incidirá em quatro zonas: do Porto dos Carneiros até o Portinho de São Pedro; do Porto dos Carneiros até o Complexo de Piscinas Naturais; na Baía de Santa Cruz e nas Poças da Caloura, Cerco.
Trata-se de uma acção cujo mote é “A limpar ficamos todos a ganhar!”,  que tem como intuito alertar a população para os efeitos nocivos do lixo marinho, identificado como um dos grandes problemas ambientais da actualidade, bem como para a importância do envolvimento da comunidade em iniciativas desta índole.
A concentração terá lugar no Porto dos Carneiros, onde a interdição à navegação estará assegurada, estando previsto o início da actividade pelas 10h30, e estendendo-se até às 13h00.
Irá, ainda, ser realizada uma limpeza no talude do Porto dos Carneiros, através da prática de rappel.
A limpeza subaquática decorrerá na zona do Porto dos Carneiros e Complexo de Piscinas Naturais de Lagoa. Os interessados em participar, terão de ter curso de mergulho e trazer o seu material. No caso de não terem material de mergulho, deverão entrar em contacto com o Gabinete de Ambiente, através do email ambiente@lagoa-acores.pt.
  Esta actividade encontra-se inserida na “Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas dos Açores 2023”, no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar, que será assinalado, no dia 20 de Maio, pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direcção Regional de Políticas Marítimas (DRPM).
Esta campanha surge, ainda, no âmbito projecto Life IP Azores Natura, de que a DRPM é parceira beneficiária nas acções “Minimizar o impacto do lixo marinho nos habitats costeiros marinhos” e “Gestão de habitats costeiros - recifes costeiros”, e do projecto (Interreg Mac) OceanLit.
Este ano, a autarquia conta com a parceria da Liga da Protecção da Natureza (LPN) e do Projecto Mares Circulares, na logística da actividade, através da cedência de material promocional.

Share

Print
Ordem da notícia2258

Theme picker