PS solicita ao Governo Regional que apresente versão final do Programa Operacional 2030
Diário dos Açores

PS solicita ao Governo Regional que apresente versão final do Programa Operacional 2030

Previous Article Previous Article JSD elogia liderança de Bolieiro na “igualdade de tratamento” a todas as autarquias
Next Article Dia dos Açores nas Lajes do Pico Dia dos Açores nas Lajes do Pico

O Grupo Parlamentar do PS solicitou, por requerimento, que o Governo Regional dos Açores apresente a versão final do Programa Operacional Açores 2030 ao Parlamento dos Açores.
O documento foi aprovado no âmbito do Portugal 2030, em Dezembro de 2022.
Andreia Cardoso salientou a que a aprovação do Portugal 2030 em Dezembro do ano passado “definiu as grandes opções políticas para a utilização dos fundos europeus até 2029”, considerando que é “decisivo” colocar em marcha o PO Açores 2030, que coloca cerca de 1,1 mil milhões de euros, financiados pelo FEDER e FSE+, à disposição da Região.
A Vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores criticou o Governo Regional por “conscientemente, não preparar uma fórmula de transição entre quadros, que apoiasse as empresas e as entidades privadas neste período”, algo para o qual o PS/Açores e outras entidades “chamaram a atenção bastas vezes”.
Andreia Cardoso realçou, igualmente, que os Açores estão “atrasados na implementação do novo Quadro Comunitário de Apoio, o PO Açores 2030”, precisamente “num contexto em que mais seriam precisos esses fundos para o nosso desenvolvimento e crescimento”.
“Várias outras regiões do país já lançaram avisos para apoio à inovação produtiva de micro, pequenas e médias empresas (PME) e os Açores nem regulamentos aprovados e publicados têm e, por isso, nem avisos para investimento conseguem publicar”, frisou a deputada socialista.
Andreia Cardoso considerou que é “fundamental acelerar a execução do PO Açores 2030” de forma a “aproveitar a conjugação com os fundos europeus disponíveis através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com os fundos ainda disponíveis do final do PO Açores 2020”.
“Também o PRR sofre de défice de execução, resulta evidente do flagrante e inqualificável caso das agendas mobilizadoras, do Hospital Digital ou do Tecnopolo MARTEC”, salientou a deputada do PS.
Considerou que a situação dos Açores nesta matéria é de “tal modo grave” que “não só o programa não começou a sua execução com a devida publicação de avisos, como os Açorianos, empresários e empresas, promotores individuais e entidades coletivas, não conhecem sequer o seu conteúdo e as fórmulas previstas para dar melhor execução às respetivas intenções de investimento, de iniciativa ou de investigação”.
De acordo com o Andreia Cardoso, existe um “sério risco de perder fundos comunitários” que “podiam e deviam estar ao serviço da criação de riqueza e de empregos para os açorianos”.
“Seja por incompetência ou impreparação, o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e pelo IL, é lento e pouco transparente no Açores 2030, tropeça no PRR e arrasta os pés no que resta do PO Açores 2020. Lamentavelmente, os Açores estão a ficar para trás na execução de fundos comunitários, uma matéria em que sempre lideraram a nível nacional”, finalizou a Vice-presidente do GPPS, Andreia Cardoso.

Share

Print

Theme picker