Diário dos Açores

Palavra, Memórias e Educação Quando o Reconhecimento é um Valor

Previous Article Açores e Madeira juntos na Feira do Livro em Lisboa
Next Article Alertas do INE à Saúde nos Açores

Graça Ventura Moniz e Emanuel Oliveira Medeiros

Algumas das interações, no seguimento da lembrança da Fotografia pelo Facebook e das afirmações da Dra. Graça Moniz e Almeida.

EMANUEL OLIVEIRA MEDEIROS Estimada Dra. Graça Moniz. Bem-Haja. Foi minha aluna (estudante) no Mestrado de Educação (especialidade de Educação e Cidadania) e deu-me a honra de me ter convidado e escolhido para seu Orientador Científico da sua dissertação de Mestrado, cujo tema e problemáticas, e conteúdos, muito bem formulados, mantêm plena atualidade e futuro, fazendo a diferença, em Qualidade, na área de conhecimento (que também tem muito e muito de “usar e deitar fora”). Percorreu um caminho com Saber, Exigência e Rigor. O seu Trabalho fez - faz - a diferença, qualitativa, na educação, na formação, na comunicação. Foi um processo de crescimento integral, que foi sincero, que continua na Educação ao Longo da Vida. Bem-Haja.
RUI ALMEIDA. Caro Prof. Doutor Emanuel Oliveira Medeiros, o “post” da minha mulher é a imagem do rasto que o senhor deixa em quem o conhece e acompanha. Um forte abraço de Joanesburgo, com respeito e imensa admiração!
EMANUEL OLIVEIRA MEDEIROS. Caro amigo, Dr. Rui Almeida, muito Obrigado pelas suas palavras, que têm muito peso, vindas de si, em verdade e com isenção. O que escreve dá-me imensa Alegria e manifesta Reconhecimento porque sou Professor  por Vocação e Missão. Na minha Profissão ponho, sempre, a autenticidade da Pessoa que sou, em exigência humanista na Educação e Formação ao longo da Vida, em que o Conhecimento se alicerça nos Princípios e nos Valores, sem os quais não é possível educar. Educar e Formar, melhor, ajudar a Educar e Formar exige Princípios e Valores, sólidos, ainda mais nesta Sociedade sem espírito, na qual prolifera, com enorme gravidade e danos, a mentira, o ódio, a maldade, a corrupção, - e muitos outros males - é preciso, ainda e sempre, ter a Coragem e a Determinação de sermos quem somos, na afirmação de Virtudes e Valores, de Sempre. O verdadeiro Conhecimento tem um Vínculo à Verdade e na sua busca permanente. Agradeço à sua mulher, Dra. Graça Moniz e Almeida, e a si, Caro Dr. Rui Almeida. Relevo o que afirma, referindo-se a mim: “quem o conhece e acompanha”, em Verdade, só tem autoridade para falar, para se pronunciar, “quem conhece e acompanha”, pelo que o que escreve sobre mim sinto que é justo e por isso lhe estou muito agradecido e reconhecido. Só assim se pode ser justo com uma Pessoa e reconhecer, no meu caso, o que procuro fazer de Bem na minha vida, nas várias dimensões, designadamente na dimensão profissional, em manifesta abertura, perante todos, na Sociedade Educativa e do Conhecimento, sinto que com benefício para todos, ao longo de décadas, nos Açores, em Portugal, no mundo. Assim tem sido, sempre. Muito obrigado. Receba um “forte abraço”, “com respeito e imensa admiração!”. Bem Haja. Muita saúde.
GRAÇA VENTURA E MONIZ. Prezado e estimado Professor Doutor Emanuel Oliveira Medeiros, deixou-me emocionada. Grata, sempre, pelas aulas, pelos colóquios, livros e artigos com a sua assinatura, garantia de verdade, rigor, profundidade e elevação. A dissertação aconteceu graças ao seu Perfil e Orientação. Longa Vida, Professor, para que continue a fazer a diferença no meio académico e na sociedade civil. Bem-haja. Abraço com Amizade.
EMANUEL OLIVEIRA MEDEIROS Estimada Dra. Graça Moniz, Muito obrigado por partilhar esta recordação do Facebook. Olhei para a fotografia e senti paz e senti-me bem. Muito obrigado pelas suas palavras, que sei que são sinceras e verdadeiras, porque vêm de si, que é uma pessoa sincera e verdadeira. Por esta Razão, as suas palavras dão-me força. A nossa amizade é um caso de verdade. Falamos sempre num ambiente interpessoal de Verdade. É um caso exemplar de Verdade e Amizade, devo dizê-lo e testemunhá-lo, também em público, para que conste. A Verdade e a Amizade são Valores mas só o são vividos e enraizados nas pessoas em concreto. Muito obrigado e Bem-Haja.
GRAÇA MONIZ E ALMEIDA. Prezado e estimado Professor Doutor Emanuel Oliveira Medeiros, deixou-me emocionada. Grata, sempre, pelas aulas, pelos colóquios, livros e artigos com a sua assinatura, garantia de verdade, rigor, profundidade e elevação. A dissertação aconteceu graças ao seu Perfil e Orientação. Longa Vida, Professor, para que continue a fazer a diferença no meio académico e na sociedade civil. Bem-haja. Abraço com Amizade.
EMANUEL OLIVEIRA MEDEIROS Estimada Dra. Graça Moniz, Muito obrigado por partilhar esta recordação do Facebook. Olhei para a fotografia e senti paz e senti-me bem. Muito obrigado pelas suas palavras, que sei que são sinceras e verdadeiras, porque vêm de si, que é uma pessoa sincera e verdadeira. Por esta Razão, as suas palavras dão-me força. A nossa amizade é um caso de verdade. Falamos sempre num ambiente interpessoal de Verdade. É um caso exemplar de Verdade e Amizade, devo dizê-lo e testemunhá-lo, também em público, para que conste. A Verdade e a Amizade são Valores mas só o são vividos e enraizados nas pessoas em concreto. Muito obrigado e Bem-Haja.
GRAÇA MONIZ E ALMEIDA. Prezado e estimado Professor Doutor Emanuel Oliveira Medeiros, deixou-me emocionada. Grata, sempre, pelas aulas, pelos colóquios, pelos livros e artigos com a sua assinatura, garantia de verdade, rigor, profundidade e elevação. Bem-haja. Abraço com Amizade.
EMANUEL OLIVEIRA MEDEIROS. Estimada Dra. Graça Moniz e Almeida. Bem-Haja. Foi minha aluna (estudante) no Mestrado de Educação (especialidade de Educação e Cidadania) e deu-me a honra de me ter convidado e escolhido para seu Orientador Científico da sua dissertação de Mestrado, cujo tema e problemáticas, e conteúdos, muito bem formulados, mantém plena atualidade e futuro, fazendo a diferença, em Qualidade, na área de conhecimento (que também tem muito e muito de “usar e deitar fora”). Percorreu um caminho com Saber, Exigência e Rigor. O seu Trabalho fez - faz - a diferença, qualitativa, na educação, na formação, na comunicação. Foi um processo de crescimento integral, que foi sincero, que continua na Educação ao Logo da Vida. Bem-Haja.
GRAÇA MONIZ E ALMEIDA. Dissertação apenas possível com o seu Perfil e Orientação, Professor Doutor Emanuel Oliveira Medeiros. Longa Vida para que continue a fazer a diferença no meio académico e na sociedade civil. Bem-haja.
EMANUEL OLIVEIRA MEDEIROS. Muito Obrigado Graça Moniz e Almeida. Que cada pessoa seja ela própria, que cada pessoa faça o melhor de si, em respeito mútuo. Uma instituição educativa e formativa tem de ser um baluarte de liberdade, como sempre foi - e é - atributo dos verdadeiros académicos e universitários, Referências de todos os tempos.

DEMOCRACIA, SEMPRE

Em Democracias consolidadas é sempre prudente e útil ouvir os ex-primeiros ministros e ex-presidentes da República.
Sempre os ouvi, e ouço, com isenção e espírito de independência.
Num tempo de falta de credibilidade e de fiabilidade, saibamos, em Portugal, garantir as condições para que não fique em causa - nunca - o Estado de Direito Democrático. “Direito à indignação” e “sobressalto cívico” foram expressões-exortações que ouvimos de ex-presidentes da República, de Mário Soares e Cavaco Silva, respetivamente.
O 25 de abril de 1974 não se fez para legalizar a legitimidade de matar mas assegurar todos os direitos que nada são se não se assegura a Dignidade, intrínseca, de cada Pessoa, que está antes, e para além de todo o sistema jurídico em concreto. Só o Direito à Vida Plena consegue integrar nessa vida a dimensão culminante da vida do Espírito. A Religião é uma dimensão intrínseca ao ser humano, como muito bem soube defender, por exemplo, o Grande Filósofo e Ministro da Instrução da I República, Leonardo Coimbra, um tão ilustre Ministro forçado à demissão pelos seus camaradas do Partido Republicano. No ano em que se vai celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974, em Portugal, seria de uma grande utilidade, em todas as dimensões, estudos, plurais e comparativos, da I, II e III Repúblicas em Portugal. Não há investigação sem um Conhecimento com Vínculo à Verdade. Nunca como hoje é preciso, e urgente, Educar para e na Verdade, também como constante procura. Estudar e pesquisar exige uma atitude séria e idónea de procura da Verdade. Só na Verdade respiramos educação e cidadania.
Celebrar a Democracia é sempre uma Festa, deve ser razão de Alegria, mas uma exigência permanente.
Ponta Delgada, S. Miguel/Açores, 22 de maio de 2022, 18:10, Hora dos Açores,  Autoria de Emanuel Oliveira Medeiros
(Texto, acrescentado e Publicado, originariamente, na minha Página do Facebook)

Emanuel Oliveira Medeiros
Professor Universitário*

*Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia  da Educação

Share

Print

Theme picker