Diário dos Açores

Haja saúde (também no trabalho)!

Previous Article Previous Article De regresso ao Pico dez anos depois (6)
Next Article Rosário Girão aprecia ChrónicAçores vol. 2, 2011

Opinião

O passado primeiro dia do mês de Maio trouxe-nos a comemoração do Dia do Trabalhador, mais uma oportunidade de honrarmos a importância do trabalho, do direito a trabalhar e danecessidade de o fazermos em condições adequadas, que permitam que a nossa actividadelaboral seja um vector do nosso crescimento, realização e felicidade.
A OPP tem desenvolvido um trabalho constante na defesa das melhores condições detrabalho, com especial ênfase na relevância dos riscos psicossociais, que se constituem comoum factor potenciador do absentismo, do presentismo e do surgimento de dificuldades doforo psicológico e físico nos trabalhadores e empregadores.
Se pensarmos que 50% a 60% dos dias perdidos de trabalho têm uma relação com os níveisde stress, facilmente se percebe a importância da avaliação e da intervenção nos riscospsicossociais. Complementarmente, a investigação demonstra amplamente os efeitosadversos dos problemas de saúde psicológica e do stresse ocupacional para as organizaçõescomo, por exemplo, perdas na motivação, no compromisso, na satisfação de clientes, naimagem e reputação, nos conflitos interpessoais ou na rotatividade dos trabalhadores.
Manter uma força de trabalho saudável, produtiva e dedicada ao trabalho é,simultaneamente, uma necessidade e um dos desafios mais difíceis que osempregadores enfrentam nos dias de hoje. No entanto, sabemos que os Locais deTrabalho emocionalmente seguros e saudáveis são um elemento chave para aprodutividade, a Saúde e o Bem-Estar de todos – organizações, empregadores etrabalhadores. E compensa! Os benefícios gerados por programas que promovem a saúdepsicológica sugerem um retorno de cinco euros por cada euro gasto. Um investimento, nãoum gasto!
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Filipe Fernandes*

*Vogal da Direçãoda Delegação Regional dos Açores

Share

Print

Theme picker